Estratégias de marketing digital auxiliam empresas em tempos de pandemia

Professor dos cursos de Gestão e Negócios da Unileão cita estratégias de marketing digital que podem favorecer empresas no período de isolamento social.

14/05/2020 18:44 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

As empresas, sobretudo as que funcionavam apenas em pontos físicos, passaram a ter que lidar com o impacto causado pelo isolamento social, decretado pelas autoridades estaduais e municipais como medida de combate ao novo coronavírus (covid-19). Diante do cenário de pandemia, as pessoas devem ficar em casa e, por isso, o comércio teve que fechar suas lojas e interromper os atendimentos presenciais. Por outro lado, a presença da população na internet está mais forte do que antes do isolamento.

Conforme o prof. Demontiez Dias, supervisor do eixo de Marketing dos cursos de Gestão e Negócios do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), estar conectado aos clientes por meio de uma comunicação com estratégias digitais tornou-se ainda mais fundamental para que os empresários mantenham os negócios de pé nesse período.

“O marketing digital é um dos principais caminhos para que as empresas consigam superar a crise atual. As empresas precisam entender que isolamento social não são férias para ninguém, todos podem e devem trabalhar, se relacionar com cada consumidor, buscar ser ainda mais notada em tempos difíceis. Mais do que nunca, é hora de ser lembrado e lutar por um futuro melhor, pois, sem dúvidas, esse cenário caótico vai passar e, quando passar, será presenciado um novo mundo gerencial”, destaca o docente.

Confira abaixo as dicas do prof. Demontiez Dias e use-as a favor do seu negócio:

Estar presente no meio digital: as empresas precisam estar mais do que nunca na mente dos consumidores para que não caiam no esquecimento. Esse é um momento para avaliar como está a presença atual da sua empresa na internet. Negócios que necessitam da presença física do consumidor, por exemplo, também devem investir em presença digital para fortalecer a marca e captar novos clientes.

Apresente conteúdos de valor: tente colaborar com a população de alguma forma, oferecendo conteúdos sem focar exclusivamente na venda. Ajuda teu cliente nesse tempo difícil com um texto bacana de se ler ou, ainda, com algo que possa distraí-lo nesse período em que as pessoas estão cada vez mais ansiosas por estarem em casa.

Humanize sua marca: é hora de fortalecer os vínculos, lembrar que toda grande empresa é formada por pessoas que se preocupam com pessoas. O lado humano mais do que nunca precisa se sobressair. Isso nem precisa ser somente pelo Instagram, ter um contato via e-mail e WhatsApp também é importante. Busque no seu banco de dados tudo que tiver sobre seus clientes e procure saber como eles estão.

Não é hora de parar, mas de se reinventar: muitas empresas se viram obrigadas a implantar a transformação digital. Algumas ainda não se adaptaram da melhor forma, mas sem dúvidas é a hora de se reinventar. Se o seu produto não está saindo tanto, faça pesquisas com os consumidores, tente vender algo novo de forma temporária ou apresente ao cliente um novo valor que o seu produto tem. Não é hora de dar passos para trás.

Considere continuar investindo: em tempos difíceis, muitos gestores infelizmente pensam apenas em conter gastos, cortar investimentos, mas é necessário ponderar bem. Às vezes, é mais importante pensar em aumentar receita do que apenas cortar de todos os lugares possíveis. Então, considere fazer investimentos gradativos como, por exemplo, anúncios em plataformas on-line.


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