Unileão parabeniza assistentes sociais pelo dia 15 de maio

Assistentes sociais são imprescindíveis para a efetivação dos direitos da população.

15/05/2020 08:57 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta sexta-feira (15), comemora-se o Dia do Assistente Social. A data homenageia e reconhece a importância daqueles profissionais que buscam ativamente a garantia dos Direitos Humanos. Inseridos em várias esferas, os assistentes sociais colaboram de diversas maneiras para que a população, em especial os grupos de pessoas mais desamparados, tenham melhores condições de vida, saúde e trabalho, sempre com o intuito de contribuir para uma sociedade mais justa.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), o curso de Serviço Social abrange ensino, pesquisa e extensão, qualificando os estudantes para que se tornem profissionais responsáveis por melhorar a qualidade de vida e a integração de indivíduos à sociedade. Com uma equipe docente de referência no Cariri e uma estrutura que conta com o Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS) e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), a Instituição possibilita que os alunos do curso tenham experiências práticas fortemente aliadas à ética.

No NASS, os discentes realizam atendimentos por meio de entrevista social e ações socioassistenciais. Eles também elaboram e problematizam os relatórios sociais, bem como orientam e encaminham os usuários de equipe para estudos de textos relacionados ao cotidiano do Assistente Social e à política de saúde. Já no NPJ, equipamento que atua no amparo daqueles que não têm condições de contratar um profissional particular para garantir os seus direitos, os acadêmicos do curso realizam estudos sociais e auxiliam nas demandas que surgem no atendimento diário prestado à população.

Essas atividades têm por objetivo proporcionar a ampliação de direitos, socializar informações acerca dos direitos do usuário da saúde, prestar orientações sobre benefícios socioassistenciais e promover ações socioeducativas. Todos os serviços são executados pela equipe de estagiários supervisionados por docentes da Unileão.

Ação para atuar contra a desigualdade social.