Unileão debate ensino pós-pandemia no Fórum da Educação 2020

Fórum da Educação 2020 Unileão ocorrerá na próxima quarta-feira (10) e será voltado para os alunos da Instituição e seus familiares, docentes e toda a comunidade caririense.

03/06/2020 13:48 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Como ficará o Ensino Superior após a pandemia? Será que tudo voltará a ser como antes? O que esse momento deixará de aprendizagem e como os aprendizados devem mudar o futuro da educação? Essas são algumas das questões que serão discutidas no Fórum da Educação 2020 Unileão, evento on-line promovido pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) que ocorrerá na próxima quarta-feira (10), às 18h, com transmissão pela plataforma Meet e pelo YouTube.

Inscreva-se aqui!

O evento será voltado para os alunos da Instituição e seus familiares, docentes e toda a comunidade caririense. Essa será uma excelente oportunidade de refletir sobre a educação e conhecer caminhos para o contexto atual que todos estão vivenciando. Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente por meio deste link.

Tema e participantes

A atual crise do novo coronavírus mostra como cenários mudam bruscamente, nos cobrando reinvenção constante. Nesse tempo de pandemia da covid-19, instituições de ensino, coordenadores, professores e estudantes em todo o mundo tiveram que se adaptar repentinamente à nova realidade e a uma oferta urgente de ensino on-line pela impossibilidade de interação presencial.

É nesse contexto que o Fórum da Educação 2020 Unileão abordará o tema “O ensino universitário pós-pandemia”. O evento contará com a participação do prof. Renato Janine Ribeiro, professor de filosofia, cientista político, escritor e ex-ministro da Educação.

Também participarão do debate o reitor da Unileão, prof. Jaime Romero de Souza, e a profa. Tássia Pinheiro, integrante do Comitê Pedagógico da Instituição. O evento será mediado pelo prof. Otto Cruz, jornalista, advogado e coordenador do curso de Direito da Unileão.

Reflexões sobre a vida pós-pandemia

A atividade visa, ainda, refletir sobre as consequências da pandemia no país e na região do Cariri, discutindo os desafios do novo cenário e a necessidade das instituições de ensino e alunos se reinventarem no ato de educar e aprender, bem como as iniciativas e perspectivas da Unileão para o futuro.

“É impossível retomar as aulas como se nada tivesse acontecido”, afirma o ex-ministro da Educação, prof. Renato Janine. E como que deve ser então? Ele abordará esse assunto e temas como a recomposição da vida pessoal, dos laços sociais e, mais que isso, a construção e o fortalecimento de vínculos, a reconstrução dos objetivos e valores de cada pessoa.

Sobre o prof. Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro é professor de filosofia, cientista político e escritor. É pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor sênior da Universidade de São Paulo (USP). Também é secretário nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi Ministro da Educação (2015) e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Concebeu e apresentou duas séries de televisão sobre ética, na TV Futura, depois apresentadas na TV Globo: Dilemas (2006) e Liberdades (2008).