(88)99216-3040

Unileão realiza I Congresso Virtual de Inovação Tecnologia e Educação

Evento ocorrerá on-line entre os dias 10 e 12 de junho.

05/06/2020 15:47 pm - Atualizado em 11/06/2020 14:38 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), por meio dos seus cursos de Educação Física, promoverá o I Congresso Virtual de Inovação Tecnologia e Educação (Convite) entre os dias 10 e 12 de junho. O evento abordará a temática “Ruptura nas profissões: educação, inovação e competências”. As inscrições são gratuitas e os interessados devem se inscrever on-line, por meio do link que será disponibilizado em breve no site unileao.edu.br.

A transmissão ocorrerá pela plataforma GoBrunch e será direcionada aos acadêmicos de Educação Física e aos profissionais da área de Educação e Esporte. Será emitida certificação de 20 horas para os participantes do evento.

Conforme o prof. Wesley Gomes, coordenador do evento, o I Convite visa contribuir como agente catalisador de construção de novas formas de se pensar e produzir conhecimento científico, pesquisa e desenvolvimento de mudanças que impulsionam os processos inovadores intrínsecos na educação.

A programação do evento conta com 11 minicursos, que serão ministrados pelos professores dos cursos de Educação Física da Unileão, sobre o uso de objetos virtuais de aprendizagem. Além disso, a atividade contará com várias palestras virtuais, que serão ministradas com a participação de convidados e profissionais renomados.

Confira abaixo a programação:

10 de junho

  • 14h

Palestra: Experiências com Aprendizagem Inovadora – Conecte e Crie (UFC FORTALEZA – CE)

Palestrante: Profa. Dra. Tatiana Passos Zylberberg

Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Educação Física pela UNICAMP. Docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundou o projeto “Mulheres e Novelos” que promove o acolhimento, a escuta e o empoderamento de pacientes com endometriose. É autora-artista do projeto “De Corpos no Mundo”, exposição tátil feita no escuro para a experiência/formação sensível. Coordena a Escola de Dança do IEFES/UFC que oferece para a comunidade aulas de ballet, jazz, danças urbanas e oficinas de consciência corporal. Conecte e Crie é outra ação que promove para fomentar a aprendizagem criativa e autoral com estudantes de Educação Física. É Membro da Academia Itajubense de Letras (AIL).

Autora do livro “O menino que desenhava o invisível” publicado em 2019 para o projeto da APDMCE – Eu sou Cidadão Amigos da Leitura da APDMCE.

11 de junho

  • 16h30

Palestra: O impacto do uso da realidade virtual e aumentada no processo de ensino e aprendizagem (Fortaleza – CE)

Palestrante: Prof. Paulo Victor Loureiro

Licenciado em Física, Especialista em Educação Especial Inclusiva e Mestre em Ensino de Física. Atualmente, realiza o Atendimento Educacional Especializado-AEE na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Em seu trabalho desenvolve pesquisas na área da Alfabetização Científica com o uso de Tecnologias Assistidas e da Robótica Educacional para os alunos público alvo da Educação Especial.

  • 20h30

Palestra: Planejamento para uso de objetos de aprendizagem em aulas remotas (São Paulo)

Palestrantes:

Profa. Marinilce Martins Belmudes

Formação em Pedagogia e Bacharelado em Analista de Sistemas e cursou Pós-graduação em Psicopedagogia Construtivista pelo Instituto de Extensão da Unicamp (EXTECAMP). Atua há mais de vinte anos na coordenação de Tecnologia Educacional, desenvolvimento de currículo de letramento digital, projetos educacionais em Programação, Cultura Maker e STEM, Office 365 – Teams e na formação de educadores para uso das tecnologias como forma de promover a aprendizagem. Articulação, parceria, envolvimento entre as áreas do conhecimento com a tecnologia estão dentro dos seus principais focos de trabalho.

Prof. Jean Rafael Tomceac

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da USP, mestre em Educação pela PUC-SP. Nascido em Osasco (SP), Jean coordenou equipes e projetos de Educação voltados para inovação, tecnologias, aprendizagem lúdica e audiovisual. É editor e criador de iniciativas de conteúdos digitais de qualidade para crianças e adolescentes e autor de capítulos de livros sobre games e educação, práticas em sala de aula com tecnologias (STEAM).

12 de junho

  • 14h

Palestra: Educação Remota Inclusiva – T-ACCESS (BRASIL/PORTUGAL)

Palestrantes:

Profa. Virgínia (CEO T-ACCESS )

Autora do livro Teste e Acessibilidade – NEA Edições. Aluna do Programa Doutoral ICPD da UA/UP. Mestre em Testes de Acessibilidade (UFPE). CEO e Sócia-Fundadora da t-access. Professora e palestrante em conferências nacionais e internacionais, Virgínia tem a meta de incluir e tornar a vida das pessoas com deficiência cada vez mais ativa.

Profa. Tarciana Kartter (CTO T-ACCESS)

Mestre em testes de segurança baseados em requisitos, CESAR EDU, 2009. Analista de sistemas FIR , 2005. Sócia-Fundadora da t-access. Atualmente, desempenha o papel de consultora em testes e acessibilidade de software e analista de requisitos. Palestrante das áreas de testes e acessibilidade.

Minicursos

  • 8h às 10h:

Árbitro teste

Dead lift class – levantamento terra

Desenvolvimento da coordenação motora em crianças que praticam futebol

Desenvolvimento da coordenação motora grossa em alunos com necessidades especiais

Educação física especial

  • 10h às 12h

Educação física inclusiva

Game design

Iel football game

Metodologia da natação

Natação a seco

Visibilidade com a plataforma on-line

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.


COMPARTILHE: