Unileão realiza atividade para docentes do Mestrado

Palestra on-line exclusiva para docentes do Mestrado acontecerá na próxima quinta-feira (11) e abordará trabalhos de autoavaliação e planejamento estratégico da Pós-graduação.

09/06/2020 14:37 pm - Atualizado em 09/06/2020 14:42 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão elegeu uma comissão para liderar os trabalhos de autoavaliação e de planejamento estratégico do Programa de Pós-graduação próprio da Instituição. Inicialmente, uma palestra será promovida exclusivamente para o corpo docente do Mestrado. Essa atividade será ministrada pela profa. Dra. Denise Leite, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

A atividade ocorrerá on-line na próxima quinta-feira (11), às 15h. Na ocasião, serão abordadas reflexões sobre os rumos e os objetivos para o Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde, como a estratégia de aprimoramento do ensino, por exemplo.

Mudanças nos critérios da avaliação quadrienal da CAPES

Com o objetivo de aprimorar os instrumentos de avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promoveu mudanças na ficha de avaliação visando melhorar a qualidade da formação de doutores e mestres, que acontecerá a partir da avaliação quadrienal de 2021.

A alteração reduziu o número de quesitos e itens da ficha de avaliação, destacando aqueles que verdadeiramente discriminam a qualidade dos programas. Com isso, se dará mais ênfase à formação e avaliação de resultados do que aos processos. Além disso, a autoavaliação e o planejamento estratégico da pós-graduação realizado pela Instituição passarão a ser considerados no processo de julgamento.

Sobre a palestrante

Denise Leite cursou mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estágio Pós-Doutoral pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e estágios de aperfeiçoamento pela University of Exeter e pela University of Edinburgh, UK. Graduou-se em Ciências Domésticas pela Universidade Rural do Sul. É docente permanente, professora convidada e pesquisadora do PPGEDU, Faced UFRGS. Pesquisadora 1 A CNPq. Professora Titular aposentada UFRGS Dec Faced. Desenvolve atividades como consultora ad hoc de agências nacionais e internacionais de investigação. Atualmente, é Secretária Regional para a América Latina e Caribe de GUNI, Global University Network for Innovation/Unesco. Seus temas de interesse em pesquisa e docência são Educação Superior e Universidade, subtemas Inovação Pedagógica, Avaliação Institucional, Avaliação Participativa, Avaliação de Redes de Pesquisa e Colaboração.

Serviço

Palestra “A Autoavaliação e Planejamento Estratégico na Pós-Graduação stricto sensu

Data: 11 de junho