Projeto da Unileão propõe inovações na área da Saúde

Estudantes terão a oportunidade de criar protótipos para a resolução de problemas reais de uma empresa da região do Cariri.

11/06/2020 14:44 pm - Atualizado em 15/06/2020 15:26 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os estudantes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) terão a oportunidade de construir protótipos voltados para a solução de problemas reais na área da Saúde a partir do projeto de extensão Health Maker – Construindo uma Gestão Inovadora na Saúde. Essa ação acontece em parceria com a Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, localizada no município de Mauriti (CE).

A abertura do projeto ocorreu na última sexta-feira (5) com a formação das equipes, que são compostas por estudantes das disciplinas de Gestão e Empreendedorismo dos cursos de Saúde da Unileão e pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da E.E.E.P. Padre João Bosco de Lima. O encontro foi realizado de forma remota pelas plataformas Meet e Gobrunch.

Conforme o prof. Wesley Gomes, coordenador do projeto, a ação possibilitará que os estudantes atuem para a resolução de problemas de saúde de uma empresa real da região do Cariri. No final do projeto, a empresa vai absorver os alunos que conseguirem desenvolver protótipos eficazes.

“O objetivo é promover uma aprendizagem significativa nas disciplinas de Gestão dos cursos de Saúde e proporcionar uma vivência acadêmica e profissional aos estudantes concludentes do Ensino Médio que atuarem no projeto, estimulando a criação de startups que possam gerar processos ou modelos de negócios eficientes e inovadores na Saúde”, destaca o docente.

Após as ideias serem desenvolvidas, os estudantes contarão com o apoio do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unileão para a construção de protótipos de soluções práticas para as questões levantadas. Os trabalhos construídos nas áreas dos seus respectivos cursos serão apresentados no final do semestre.

Movimento Maker na Educação

Tendo se popularizado nos últimos anos, o Movimento Maker é baseado no conceito de “hands on” (mãos na massa). Atrelando a cultura do “faça você mesmo” ao processo de aprendizagem, o movimento visa a criação e desenvolvimento de espaços e técnicas que facilitem a aprendizagem e incentivem o protagonismo estudantil por meio da utilização de metodologias ativas de ensino, como recursos tecnológicos e projetos interdisciplinares.

Na Unileão, ações makers vêm sendo aplicadas nos processos de ensino e aprendizagem dos cursos de Fisioterapia e Odontologia desde 2017. Devido aos bons resultados obtidos, as técnicas também passaram para o processo de avaliação dos estudantes.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.