Projetos da Unileão estimulam a valorização da pessoa idosa

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta segunda-feira (15).

15/06/2020 18:00 pm - Atualizado em 15/06/2020 18:57 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) estimula a valorização e o respeito à pessoa idosa a partir de vários projetos desenvolvidos na Instituição. O curso de Enfermagem da Unileão, por exemplo, conta com os projetos de extensão “Sorriso Grisalho” e “Promovendo a Qualidade de Vida da População Idosa”, tendo como premissa o cuidado com as pessoas da terceira idade.

Os estudantes envolvidos no projeto “Sorriso Grisalho” realizam, semanalmente, atividades lúdicas, recreativas, de educação em saúde e de cuidados de Enfermagem, visando o cuidado e a humanização para os idosos e cuidadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Já no projeto “Promovendo a Qualidade de Vida da População Idosa”, as ações são desenvolvidas todos os anos pelos alunos da disciplina de Estágio na Atenção Básica e promovem espaços de discussão sobre temas como autocuidado, atividade física, alimentação saudável e sexualidade entre os idosos. Esses debates ocorrem em uma Unidade Básica de Saúde de Juazeiro do Norte.

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e às consequentes medidas adotadas pelas autoridades solicitando o isolamento social, todas as atividades presenciais realizadas a partir dos projetos da Unileão estão temporariamente suspensas.

Programa para a Melhor Idade

A Unileão também tem o intuito de dar visibilidade ao envelhecimento com qualidade de vida por meio do Programa para a Melhor Idade, que realiza ações com pessoas acima de 55 anos por meio de dois cursos de extensão: “Universidade para a Melhor Idade” e “Solidariedade não tem Idade”.

De acordo com a coordenadora do Programa, Suzana de Alencar, as ações desenvolvidas buscam promover o envelhecimento ativo, possibilitando condições emocionais e sociais para a manutenção das identidades, dignidade e autoestima dos idosos.

O projeto Universidade para a Melhor Idade tem a duração de dois anos e é gratuito. Decorrido o tempo de formação dessa iniciativa, os egressos do curso celebram uma formatura e, aqueles que desejam permanecer envolvidos com as atividades do Programa, migram para a extensão Solidariedade não tem Idade, que visa seguir com a prática das lições aprendidas no projeto anterior.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Nesta segunda-feira (15), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, com o objetivo de criar na sociedade uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra esse público, bem como de prevenir novos casos.

“São diversas as manifestações de violência contra as pessoas idosas. Elas podem se apresentar desde uma simples ofensa verbal até uma agressão física ou psicológica, gerando sequelas de natureza grave ou até mesmo incapacitantes. Sensibilizar a sociedade para o combate a esses tipos de violência contra a pessoa idosa é um ato de cidadania e cuidado com o outro”, afirma Suzana de Alencar, coordenadora do Programa para a Melhor Idade da Unileão.