(88)99216-3040

Unileão realiza simpósio on-line sobre ensino em saúde

Interessados em participar do I Simpósio On-line do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino em Saúde devem se inscrever até o dia 27 de julho.

15/06/2020 10:08 am - Atualizado em 10/07/2020 09:44 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Entre os dias 29 e 31 de julho, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) promoverá o I Simpósio On-line do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino em Saúde. O evento abordará a temática “Integração Ensino e Serviços em Saúde: um Olhar Multiprofissional”. A transmissão da atividade ocorrerá pelo YouTube e os participantes inscritos receberão o link de acesso ao evento por e-mail.

As inscrições para o Simpósio são gratuitas e os interessados em participar da atividade têm até o dia 27 de julho para se inscreverem por meio do formulário disponível neste link. Será emitida certificação de 12 horas para os participantes do evento.

Conforme a coordenação do evento, o objetivo da atividade é proporcionar o intercâmbio entre professores, estudantes e pesquisadores da área do Ensino em Saúde, bem como estimular o contato desse campo do conhecimento com outras áreas, tendo em vista o processo interdisciplinar que perpassa o contexto do Ensino em Saúde.

A programação do evento conta com várias palestras e mesas-redondas virtuais, que serão ministradas com a participação de profissionais renomados da área.

 

Confira abaixo a programação:

 

  • DIA 29/07

 Abertura com o Prof. Dr. José Galberto da Costa Martins

Horário: 14h

 

Palestra: Integração Ensino e Serviços em Saúde: Um Olhar Multiprofissional

Horário: 14h

Palestrante:

Profa. Dra. Maria Rosa Chitolina

Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná. Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Cerimonialista: Profa. Dra. Marlene Menezes de Souza Teixeira

 

Mesa-redonda: Competências socioemocionais no mundo pós–covid e suas implicações para o ensino e para a educação em saúde

Horário: 15h15

Debatedoras:

Profa. Heddylamarr Rosas de Melo Filha

Pós-graduada em Gestão de pessoas pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atua na clínica com adultos no desenvolvimento da psicoterapia.

Profa. Emilia Suitberta de Oliveira Trigueiro

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão.

Mediadora: Tatianny Alves de França

 

Mesa-redonda: Produção Científica: critérios de avaliação de impacto Qualis/JCR na área de ensino

Horário: 16h30

Debatedoras:

Prof. Dra. Italla Maria Pinheiro Bezerra

Doutora em Ciências, com área de concentração em Saúde Coletiva, pela Faculdade de Medicina do ABC. Professora pesquisadora permanente dos programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela EMESCAM e de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Acre.

Prof. Dra. Germana Freire Rocha Caldas

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (MePESa/Unileão).

Mediadora: Rejane Cristina Fiorelli de Mendonça

 

  • DIA 30/07

Palestra: Programas de Ensino em Saúde como campo da área de ensino

Horário: 14h

Palestrante:

Profa. Dra. Tania Cremonini de Araújo Jorge

Diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) de 2005 a 2013. Líder do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz, onde também atua como orientadora na Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular.

Cerimonialista: Prof. Dr. José Galberto Martins da Costa

 

Mesa-redonda: Produtos Técnicos e Tecnológicos na Área de Ensino

Horário: 15h15

Debatedores:

Profa. Andrea Pereira Mendonça

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET).

Prof. Dr. Cicero Magérbio Gomes Torres

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino/Eixo Ensino de Ciências. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia – SBenBio e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC.

Mediadora: Francisca Alana de Lima Santos

 

Mesa-redonda: Pluralidade de Ações e Reações Frente ao Preconceito na Diversidade de Gênero, Religião, Raça: Interpretações e Reflexões para o Ensino em Saúde

Horário: 16h30

Debatedores:

Profa. Dra. Cícera Nunes

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER).

Prof. Dr. Miguel Ângelo Silva de Melo

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (MePESa/Unileão).

Mediador: Yohana Maria Monteiro Augusto de Alencar

 

  • DIA 31/07

Mesa-redonda: Integração Universidade, Serviços de Saúde e Comunidade: construindo novas práticas de formação, ensino e de pesquisa

Horário: 14h

Debatedores:

Prof. Dr. George Pimentel Fernandes

Professor com mais de 38 anos de experiência no favorecimento da formação do Ser Humano. Atualmente, trabalha no Mestrado em Educação (URCA), com temas como Autismo, TDAH, Educação para Pessoas Surdas e Alimentação.

 Prof. Dr. Marcus Cesar

Psicólogo, Mestre em Psicologia (UNIFOR) e Doutor em Filosofia (UFSC). Professor do curso do programa de pós-graduação em Ensino em Saúde e do curso de Psicologia da Unileão.

Mediador: Antonio José dos Santos Camurça

 

Palestra: Ensino em Saúde e o Fazer Científico Pós–pandemia: Inovações, Transformações e Perspectivas

Horário: 15h15

Palestrante:

Prof. Dr. Almir Gonçalves Wanderley

Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Professor titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Pernambuco da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Cerimonialista: Prof. Dr. José Galberto Martins da Costa

 


COMPARTILHE: