(88)99216-3040

Consumo consciente como forma de contribuir com o meio ambiente durante o período de isolamento social

Atitudes simples praticadas no dia a dia contribuem para a economia de recursos naturais e evitam o desperdício desses materiais.

06/07/2020 15:46 pm - Atualizado em 06/07/2020 15:50 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste período de isolamento social, é preciso atenção ao uso responsável dos recursos naturais e a práticas de consumo consciente para evitar o desperdício desses materiais, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Conforme a profa. Ana Isabel Calixto, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão, com parte da população em casa, a tendência é que algumas dessas pessoas procurem o máximo de conforto e praticidade, consumindo mais. No entanto, é fundamental que todos pensem sobre os produtos, serviços e alimentos que precisam ser adquiridos.

“Estamos vivendo um novo tempo, com mudanças na forma de ver o mundo e também nas relações de consumo. Como as pessoas estão mais tempo em casa, ficam mais tempo sendo bombardeadas por anúncios. As transportadoras, segundo sites especializados, estão realizando mais entregas na pandemia do que no mês de dezembro, que é apontado como o mês de maior fluxo de vendas e entregas. Então, devemos ficar atentos e comprar o que realmente temos necessidade”, frisa a profa. Ana Isabel.

Em relação ao consumo de alimentos, a profa. Ana Isabel alerta para que as pessoas tenham cuidado em não incorporar maus hábitos alimentares. Além disso, os consumidores devem repensar seus estilos de vida para, depois da crise que está sendo vivenciada, reconsiderar prioridades, fazer escolhas mais saudáveis e sustentáveis, bem como buscar produtos e empresas a partir de uma perspectiva mais consciente.

“É preciso continuar praticando a atitude de preciclar, que significa pensar antes de comprar. Sempre optar por produtos com embalagens reutilizáveis para gerar o mínimo de lixo. Optar por refil, que são embalagens que tem uma facilidade de degradação no meio ambiente, gerando menos lixo e contribuindo com um mundo mais sustentável”, orienta a profa. Ana Isabel.

Além de adotar hábitos para evitar o desperdício e praticar o consumo consciente na compra de produtos, é necessário, também, lembrar de usar os recursos essenciais, como energia elétrica e água, com responsabilidade.

Confira algumas formas de praticar o consumo consciente no dia a dia:

  • Evite comprar alimentos e outros tipos de produtos enlatados em excesso. Dê preferência ao consumo de produtos orgânicos;
  • Evite utilizar mais água que o necessário ao tomar banho, lavar roupas, escovar dentes, lavar alimentos e mãos;
  • Descarte no lixo do banheiro apenas o que não é reciclável;
  • Compre roupas levando em consideração como se deu a confecção dos produtos;
  • Utilize o máximo de luz natural, deixando as janelas abertas durante o dia;
  • Sempre que for comprar eletrodomésticos, verifique o consumo de energia dos equipamentos;
  • Separe o lixo para reciclagem;
  • Combata o desperdício e reutilize os produtos;
  • Utilize sacolas retornáveis;
  • Reutilize as embalagens de produtos e bens naturais sempre que possível;
  • Antes de comprar, verifique se as empresas têm práticas de respeito ao meio ambiente.

COMPARTILHE: