Unileão alerta para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Campanha Julho Verde visa conscientizar e informar a população sobre os tumores de cabeça e pescoço.

07/07/2020 09:49 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. É por isso que, durante todo o mês de julho, várias organizações buscam, por meio da campanha nacional Julho Verde, alertar e informar a população para prevenção dos tumores de cabeça e pescoço. Em apoio à campanha, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) chama a atenção de toda a comunidade para a importância do diagnóstico precoce e para o combate à doença.

Os tumores de cabeça e pescoço atingem boca, língua, palato duro (céu da boca), gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide, e têm como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool, as infecções por papilomavírus humano (HPV), bem como a exposição prolongada ao sol.

O diagnóstico precoce das lesões iniciais é fundamental para garantir a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é a detecção tardia da doença, que ocorre em 60% dos casos, podendo deixar sequelas no paciente. Dessa forma, é importante ficar atento aos sinais e sintomas que podem aparecer com o desenvolvimento da doença, são eles:

• Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca) e mucosa jugal (bochecha);
  • Nódulos (caroços) no pescoço;
  • Mudança na voz e rouquidão persistente;
  • Dificuldade na mastigação e na deglutição;
  • Dificuldade na fala;
  • Sensação de que há algo preso na garganta.

Prevenção

• Mantenha a saúde bucal por meio de uma boa escovação, do uso de próteses bem ajustadas e indo ao dentista regularmente;
  • Use preservativo na prática do sexo oral;
  • Use proteção solar (protetor, boné, chapéu);
  • Tenha uma alimentação balanceada com frutas, verduras e legumes.

Dados

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), anualmente são mais de 550 mil casos novos de câncer de cabeça e pescoço diagnosticados no mundo. O Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), registra, a cada ano, cerca de 40 mil novos casos desses tumores malignos.