Unileão celebra Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Instituição valoriza a pesquisa como um dos pilares para a construção do conhecimento e considera que seu estímulo deve ser contínuo.

08/07/2020 07:52 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Comemorado nesta quarta-feira (8), o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico busca chamar a atenção da população para a importância das atividades científicas. A data objetiva, ainda, incentivar os jovens a se interessarem por ciência, uma vez que a pesquisa e o desenvolvimento científico são fundamentais para a evolução do país e melhoria das condições de vida da sociedade.

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) valoriza a pesquisa como um dos pilares para a construção do conhecimento e considera que seu estímulo deve ser contínuo, visando à promoção de um espaço educacional favorável à criação de novos produtos científicos. Por todo o incentivo institucional, a produção de conhecimento de estudantes, egressos e professores da Unileão está constantemente sendo destaque em eventos e revistas científicas nacionais e internacionais.

Pesquisa na Unileão

A iniciação científica representa mais uma opção de carreira e oferece muitas vantagens para o futuro profissional, independentemente da sua área de atuação. Sabendo disso, a Unileão proporciona aos alunos da Instituição a oportunidade de aprofundar seus estudos e pesquisas em suas áreas de interesse, de modo a contribuir com a formação estudantil e com o crescimento pessoal e profissional deles.

Além disso, promove a integração entre ciência e sociedade por meio de diversos eventos e publicações que divulgam o saber científico em vários campos do conhecimento para alunos, professores e pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.

Mais que atividades em sala de aula, o único centro universitário do Cariri oferece vários projetos e programas de pesquisa por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex), setor que tem como principal finalidade fortalecer a política de estímulo à pesquisa, monitoria e extensão na Unileão, desenvolvendo ações que vão desde a concessão de bolsas de Iniciação Científica até cursos e capacitações para instigar o desenvolvimento científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica.

A Copex contribui, ainda, para o surgimento e fortalecimento de grupos de pesquisa e de estudo, além de ligas acadêmicas, que permitem a articulação interdisciplinar entre todos os cursos da Unileão, sempre com o objetivo de enriquecer a experiência acadêmica e de vida dos estudantes.

Revista Interfaces

Visando contribuir para a ampliação e consolidação das Ciências no Brasil por meio da veiculação de resultados de pesquisas inéditas e de textos acadêmicos nas diversas áreas de conhecimento, a Unileão conta, também, com a Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. Considerado um importante meio científico na região do Cariri e no país, o periódico foi avaliado com o Qualis B4.

Para receber a classificação, a revista foi analisada com base nos critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que são: qualidade dos artigos, periodicidade, qualidade do corpo editorial, diversidade de origens do trabalho, difusão e popularidade da revista, e indexação.

Sobre a data

O Dia Nacional da Ciência, sancionado pela Lei 10.221/2001, e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, instituído pela Lei 11.807/2008, são comemorados em 8 de julho em homenagem à data de criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu em 1948. A organização se tornou um dos pilares para o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional no país.