Egressa de Odontologia da Unileão desenvolve dispositivo para tratamentos de reabilitação oral

Uso do dispositivo representa maior simplicidade técnica e menor custo, o que implicará em maior acesso pela população a esse tipo de tratamento.

13/07/2020 14:49 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A cirurgiã-dentista Ana Larisse Carneiro, egressa do curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), é mestranda do Programa em Ciências Odontológicas com área de concentração em Prótese Dentária pela UFRN e está desenvolvendo pesquisas clínicas, com ênfase em novas possibilidades tecnológicas para as reabilitações orais, usando próteses removíveis e sobre implante. A mestranda teve o reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como bolsista destaque.

Conforme a egressa, o objetivo da pesquisa é confeccionar, com tecnologia digital, estruturas passivas e bem ajustadas em próteses do tipo total fixa implantossuportada em pacientes totalmente desdentado mandibular.

“Buscamos desenvolver um dispositivo que permitisse a união física dos implantes e que fosse reconhecido pelo scanner intraoral. Após algumas tentativas, o objetivo foi atingido: o uso do dispositivo permitiu a fresagem de estruturas metálicas precisas confeccionadas por fluxo totalmente digital, o qual foi então depositado para patente”, explicou a egressa, que também comentou sobre os resultados da pesquisa.

“A pesquisa clínica apresenta resultados preliminares excelentes, que corresponde a minha dissertação de mestrado. Associado à tecnologia CAD-CAM, projeto e fabricação auxiliados por computador, o uso do dispositivo possibilita a fabricação de estruturas com assentamento passivo e bem ajustadas, eliminando a etapa clínica de moldagem”, acrescentou Ana Larisse.

Ainda segundo a cirurgiã-dentista, a substituição da etapa clínica de moldagem por escaneamento intraoral representa maior simplicidade técnica e menor custo, o que implicará em maior acesso pela população a esse tipo de tratamento.

Odontologia na Unileão

O profissional formado no curso de Odontologia da Unileão compreende o processo saúde-doença com o intuito de identificar e contribuir com as melhorias das condições bucais da população. O curso é pautado em princípios éticos e na abrangência da realidade social, tendo sua atuação voltada para a contrapartida social e para o sucesso dos egressos no mercado de trabalho.

Para Ana Larisse, que concluiu o curso na Instituição em 2017, muitos aspectos da sua graduação foram valiosos para a sua formação e, um deles, foi o corpo docente altamente qualificado da Unileão, composto por mestres e doutores com experiência de mercado.

“O corpo docente foi, sem dúvida, fundamental para a minha formação, estimulando a continuidade do aprendizado após o término da graduação. Nesse sentido, não poderia deixar de agradecer ao prof. Thyago Campos, com o qual fui monitora na disciplina de Imagenologia, a profa. Ana Luíza Martins, que por muitas vezes me orientou em trabalhos científicos, a profa. Catarina Tahim, profa. Larissa Sgarbosa e o meu orientador, prof. Cássio Rocha, pela condução da minha formação e direcionamento profissional”, destacou a cirurgiã-dentista.

A graduação da Unileão também proporciona aos acadêmicos a vivência na área de atuação por meio da Clínica-Escola de Odontologia. O equipamento possui a maior estrutura do Norte e Nordeste, onde os discentes oferecem diversos serviços gratuitos à população, sob a supervisão de renomados professores. Além disso, a Instituição busca sempre aproximar o aluno da comunidade, por meio da pesquisa e de projetos de extensão, proporcionando ao estudante uma visão holística da área.

“O ensino teórico-prático associado a metodologias ativas sempre foi um fator a se destacar na Unileão. O estímulo dos professores para que os alunos participem de eventos científicos, desenvolvam projetos de pesquisa e publicações em periódicos tornam essa Instituição diferenciada em relação às demais”, frisou Ana Larisse.

Saúde e beleza buco-facial.