(88)99216-3040

Animais de estimação ajudam pessoas a enfrentar a solidão no isolamento social

Carinho e benefício da companhia dos bichinhos devem ser retribuídos com atenção, sem menosprezar as necessidades dos pets neste momento de isolamento social.

24/07/2020 13:10 pm - Atualizado em 24/07/2020 13:13 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Alguns amigos especiais têm ajudado pessoas a lidar com a ansiedade, reduzir o estresse e aliviar a solidão desencadeada neste período de isolamento social, imposto pela pandemia do novo coronavírus. Os animais domésticos, como cães e gatos, têm sido grandes aliados da população no enfrentamento dos momentos difíceis.

De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) Inês Nunes Queiroga, pesquisas apontam resultados satisfatórios na utilização de animais como recurso terapêutico. Segundo a docente, os dados revelam que os pets proporcionam maior qualidade de vida às pessoas, contribuindo para reduzir sentimentos de solidão e auxiliando na melhoria de condições físicas e psicológicas.

“É notável a projeção realística de sentimentos que as pessoas fazem nos seus animais, captando a vulnerabilidade que também há nos bichinhos. Nomeia-se esse processo por identificação projetiva e, assim, o animal passa a ser a força motivadora na rotina de seus tutores”, explica a docente.

Reciprocidade no cuidado com os pets

A profa. Inês lembra que, como em qualquer relacionamento, o cuidado e o afeto devem ser bilaterais. É importante retribuir a atenção, o carinho e o benefício da companhia dos bichinhos, sem menosprezar as necessidades dos pets durante o isolamento social. Afinal, eles também sentem as mudanças na rotina causadas pelo isolamento social e podem ficar ansiosos.

Conforme a docente, os animais domésticos são seres sencientes, ou seja, são dotados de natureza biológica e emocional, tendo plena capacidade de sentir e vivenciar sentimentos de forma consciente e, por isso, são passíveis de sofrimento. “Os animais sentem e sabem quando são amados e bem cuidados”, assegura.

Leia mais:

Saiba como cuidar da saúde do seu pet durante o período de isolamento social

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.


COMPARTILHE: