Unileão conscientiza sobre o aleitamento materno no Agosto Dourado

Dia Mundial da Amamentação é celebrado neste sábado (1º).

31/07/2020 17:45 pm - Atualizado em 31/07/2020 17:46 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O mês de agosto é dedicado à promoção e ao incentivo do aleitamento materno em todo o mundo. No Brasil, para reforçar a importância da amamentação, foi criada a campanha Agosto Dourado. A campanha tem por base a Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciativa com início marcado para este sábado (1º), que é considerado o Dia Mundial da Amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), essa temática é trabalhada ao longo do ano por meio do curso de Enfermagem. Os estudantes que integram a Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher e da Criança (LAESMC), por exemplo, promovem atividades relacionadas à amamentação na Insituição, bem como em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas e comunidades da região do Cariri.

A LAESMC desenvolve um conjunto de ações teóricas e práticas, com a realização de rodas de conversa, palestras e outros eventos, onde tem a oportunidade de discutir a importância do aleitamento materno exclusivo e da doação de leite materno para os bancos de leite, além de apresentar os cuidados e a humanização dos profissionais que trabalham na área.

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas adotadas pelas autoridades solicitando o isolamento social, todas as atividades presenciais realizadas pelas Ligas Acadêmicas da Unileão estão temporariamente suspensas.

Importância da amamentação

O leite materno oferece anticorpos para proteger o recém-nascido de infecções, reduz a mortalidade infantil e ajuda no desenvolvimento cognitivo, por isso, a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A orientação da OMS é que, nos primeiros seis meses de vida, os bebês sejam alimentados, exclusivamente, do leite da mãe. Após esse período, outros alimentos e líquidos podem ser oferecidos à criança. A OMS reforça, também, a importância da amamentação para crianças até os dois anos de idade.

Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês), uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à promoção e apoio ao aleitamento materno, definiu o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020 como “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”.

O tema escolhido está alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação da Organização das Nações Unidas (ONU) para as pessoas, o planeta e a economia, que leva em conta o equilíbrio com o meio ambiente e a limitação de recursos disponíveis na natureza.

O Movimento Mundial destaca que a prática da amamentação é preciosa para a saúde da população e do planeta, pois, a partir dela, é possível reduzir a contaminação da água e do solo pela diminuição do lixo gerado pelas latas de leite, plásticos das mamadeiras e bicos de borracha, que são materiais de lenta decomposição.