Dia Nacional da Saúde é celebrado nesta quarta-feira

Data foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz.

05/08/2020 08:55 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data tem como objetivo conscientizar a população brasileira acerca da importância dos cuidados com a saúde e de como a educação sanitária pode assegurar um ambiente saudável para toda a sociedade. A data foi instituída pela Lei Nº 5.352, de 8 de novembro 1967, e também recorda o nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz.

Sobre Oswaldo Cruz

O destacado médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz nasceu em São Luiz do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872. Trilhando o mesmo caminho que o pai, também médico, dedicou toda a vida ao combate de surtos de doenças como febre amarela, peste bubônica e varíola, o que conseguiu fazer com sucesso.

Saúde na Unileão

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) leva a saúde muito a sério. Por meio dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Odontologia, Psicologia e Educação Física, a Instituição vem formando profissionais humanizados e competentes, que se destacam na região do Cariri.

Além de diferenciais pedagógicos, a Unileão conta com a estrutura da Clínica-Escola, que atende mais de 55 mil pessoas por ano e é uma referência no Ceará e no Nordeste. Com uma estrutura encontrada somente nos grandes centros, o equipamento foi construído nos mais altos padrões de qualidade.

Visando reduzir os impactos ambientais, a Clínica-Escola da Unileão utiliza placas metálicas, que diminuem o uso de madeira, e é coberta por uma lona que atua no resfriamento do prédio, diminuindo a necessidade de consumo de energia elétrica com refrigeração dos ambientes.

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas adotadas pelas autoridades solicitando o isolamento social, todas as atividades presenciais realizadas na Unileão estão temporariamente suspensas e isso inclui os atendimentos na Clínica-Escola.