Estudantes são homenageados no dia 11 de agosto

Data foi instituída com a criação das primeiras faculdades do Brasil.

10/08/2020 17:32 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A trajetória acadêmica é permeada de desafios, de obstáculos que ficaram ainda maiores nos últimos meses. Embora a caminhada seja longa, o caminho é cheio de realizações e possibilita que pessoas alcancem uma vida melhor por meio dos estudos. Como forma de homenagear a perseverança daqueles que dedicam toda a vida ou parte dela aos estudos, foi estabelecido o Dia do Estudante em 11 de agosto.

Educação transformadora

Em 19 anos de atuação no Cariri cearense, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) faz parte da história de milhares de estudantes de diversas cidades do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco, dentre outros estados. Histórias como a da estudante de Serviço Social Vivian Martins que, no momento, está preparando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Na reta final do curso de graduação, meu desejo é permanecer em constante aprendizado, anseio fazer pós-graduação na minha área de formação”, afirma a futura assistente social. Segundo ela, a vida acadêmica proporcionou muitos aprendizados. “A Unileão foi um local de descobertas e todos os professores foram essenciais para minha construção enquanto ser político e defensora dos direitos sociais”, completa.

Para Vivian Martins, a educação é uma forma de transformar não somente vidas, mas a realidade do país. “Sigo acreditando que a educação é o caminho para uma sociedade mais justa”, finaliza.

Sobre a data

O Dia do Estudante foi instituído em 11 de agosto por diferentes motivos. Foi nesta data, em 1827, que o imperador D. Pedro I autorizou a fundação das primeiras faculdades de ensino jurídico no país, as quais eram, também, pioneiras no Ensino Superior brasileiro. Com a criação das Faculdades de Direito de Olinda (PE) e a do Largo do São Francisco (SP), foi sugerido pelo jurista Celso Gand Ley que, naquela data, fosse celebrado algo mais abrangente, como o Dia do Estudante.

Já em 11 de agosto de 1937, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE), que tem por objetivo representar os estudantes das variadas categorias em movimentos sociopolíticos.