Unileão parabeniza enfermeiras pelo dia 10 de agosto

Profissionais de Enfermagem estão inseridas em todos os serviços de saúde ofertados à sociedade, contribuindo para a recuperação e o salvamento de vidas.

10/08/2020 08:27 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Como forma de homenagear e reconhecer o valioso trabalho prestado diariamente à saúde da população pelas mulheres da Enfermagem, comemora-se o Dia Nacional da Enfermeira nesta segunda-feira (10). As profissionais de Enfermagem estão inseridas em todos os serviços de saúde ofertados à sociedade, contribuindo para a recuperação e o salvamento de vidas.

Além da assistência e do atendimento ao paciente, as enfermeiras estão presentes em diversas situações de gestão, protagonizando pesquisas e projetos inovadores, bem como participando do planejamento de intervenções, como atividades, programas e campanhas educativas para a prevenção de doenças.

Enfermagem na Unileão

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) se dedica à formação ética, técnica e intelectual de enfermeiros há mais de dez anos. Com formação humanística e completa, os graduados em Enfermagem pela Instituição ingressam no mercado de trabalho com sólida base teórica e prática.

Por meio das Ligas Acadêmicas do curso, os estudantes promovem ações em unidades de saúde, escolas e comunidades da região do Cariri. As ações têm por objetivo oferecer aos membros das Ligas a formação acadêmica complementar, baseada em ensino, pesquisa e extensão, com a realização de atividades extraclasse voltadas para a promoção da educação e da saúde.

Com equipamentos novos, o curso dispõe de laboratórios de Informática, Anatomia Humana, Bioquímica, Biofísica, Microscopia, Parasitologia, Semiologia e Semiotécnica, onde os acadêmicos realizam atividades relacionadas às diversas áreas clínicas.

A Unileão conta, ainda, com um corpo docente extremamente qualificado em titulação e atuação prática, campos de estágio em várias instituições de saúde da região, além de uma infraestrutura moderna e constantemente atualizada.

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas adotadas pelas autoridades solicitando o isolamento social, as atividades realizadas pelos cursos da Unileão em ambientes externos aos da Instituição estão temporariamente suspensas.

Sobre a data

Em 10 de agosto de 1938, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto Nº 2.956, instituindo o Dia Internacional do Enfermeiro no país, celebrado em 12 de maio. No Brasil, também se comemora a Semana da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, em homenagem a Florence Nightingale e Anna Nery, enfermeira brasileira.