31º Encontro Pedagógico da Unileão inova na formação docente

Capacitação do corpo docente para o semestre 2020.2 foi dividida em dois momentos: Semana de Formação Docente e Reunião Pedagógica.

12/08/2020 14:26 pm - Atualizado em 13/08/2020 12:46 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

De forma inovadora, o 31º Encontro Pedagógico do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) foi dividido em dois momentos: Semana de Formação Docente, realizada entre os dias 4 e 6 de agosto, e Reunião Pedagógica, que ocorrerá no dia 13 de agosto. O Encontro tem como objetivo promover debates e reflexões importantes sobre a prática docente, bem como o planejamento e aprimoramento pedagógico da Instituição para o semestre letivo 2020.2, de forma a atender as mudanças do novo cenário.

Reunião Pedagógica

Trazendo como tema “Educação para um novo mundo”, a Reunião Pedagógica vai promover um encontro virtual na próxima quinta-feira (13), das 19h às 21h, para todos os professores da Instituição. O evento acontecerá pela plataforma Sympla e contará, também, com a participação do reitor, prof. Jaime Romero de Souza, do Comitê Pedagógico e dos coordenadores dos cursos do Centro Universitário.

Para ter acesso à plataforma do evento, o docente deve seguir o mesmo procedimento realizado ao participar da Master Class na Semana de Formação Docente.

Semana de Formação Docente

Entre os dias 4 e 6 de agosto, a Unileão promoveu a Semana de Formação Docente, abordando a temática “Gestão da aprendizagem e gestão da sala de aula digital”. O evento on-line foi conduzido pela professora Carolina Borges, fundadora da CMB Educational. A transmissão ocorreu pela plataforma Meet, das 18h às 21h.

A Semana teve como intuito debater os desafios da sala de aula digital e capacitar os docentes para o enfrentamento da nova realidade no ensino motivada pela pandemia do novo coronavírus.

Capacitação diferenciada

Todas as experiências atípicas vivenciadas ao longo do primeiro semestre deste ano provocaram a necessidade de um Encontro Pedagógico diferenciado, conforme a profa. Tássia Pinheiro, integrante do Comitê Pedagógico e coordenadora de Desenvolvimento Humano da Unileão. Por isso, para repensar o processo de ensino e aprendizagem, investindo na capacitação dos docentes para o próximo semestre, essa edição do Encontro foi dividida em dois momentos.

“No primeiro momento, podemos trabalhar com um número menor de professores aspectos técnicos, metodológicos e didáticos, aperfeiçoando competências que os docentes necessitam mais do que nunca. E o segundo momento, é o que a gente sempre precisa, o de todo mundo junto, para repensar sobre o que vivemos e os desafios que virão, fazer aquele balanço pedagógico que a gente sempre faz. Além de recarregar as forças enquanto grupo, unidos mesmo que virtualmente. Nesse novo semestre, ainda que tenhamos alguns desafios para enfrentar, vamos enfrentar com muito mais preparação”, destacou a profa. Tássia Pinheiro.

Semestre letivo 2020.2

Os processos e metodologias educacionais da Unileão foram revisados e adaptados para um novo modelo de aprendizagem, aprimorados com base nas experiências exitosas de 2020.1 e alinhados com as melhores práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições mais bem-conceituadas do mundo, localizadas nos países que já estão em processo avançado de retomada de atividades presenciais.

Desse modo, o semestre 2020.2 da Unileão, previsto para começar no dia 17 de agosto, promoverá atividades presenciais e remotas para todos os cursos da Instituição. Para esse formato, no entanto, serão consideradas as especificidades de cada curso e a situação epidemiológica do novo coronavírus, bem como as orientações das autoridades governamentais, dos órgãos de saúde nacionais e internacionais, bem como das entidades representativas de classe.