Unileão aprimora metodologia de ensino para 2020.2

Processos e metodologias educacionais da Unileão foram revisados e adaptados para um novo modelo de aprendizagem, que está alinhado com as melhores práticas adotadas em instituições de ensino internacionais.

14/08/2020 14:25 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) começará o semestre letivo 2020.2 no dia 17 de agosto de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus e seguindo as determinações das autoridades governamentais. A Unileão segue tomando decisões com base nas recomendações dos órgãos oficiais de saúde, visando a segurança de todos os membros da comunidade acadêmica da Instituição.

Dessa forma, os processos e metodologias educacionais da Unileão foram revisados e adaptados para um novo modelo de aprendizagem, aprimorados com base nas experiências exitosas de 2020.1 e alinhados com as melhores práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições mais bem-conceituadas do mundo, localizadas nos países que já estão em processo avançado de retomada de atividades presenciais.

Desafios superados

A comunidade mundial passou a vivenciar um momento inédito em todos os aspectos sociais a partir da experiência com a pandemia do novo coronavírus. No mercado de trabalho, cada vez mais exigente devido ao cenário desfavorável da economia, um novo perfil de profissional se destaca: o de quem tem capacidade de adaptação para situações imprevisíveis e sabe como encontrar respostas para questões complexas.

Se antecipando às mudanças impostas bruscamente em função do isolamento social, a Unileão já vinha investindo em capacitação docente, com metodologias que inserem o estudante no protagonismo do próprio ensino, e em tecnologias que oferecem um ambiente virtual intuitivo e capaz de levar a vivência da sala de aula para dispositivos digitais.

Sendo assim, o grande desafio para suprir as necessidades que surgiram com a obrigatoriedade de suspensão das atividades presenciais em todos os setores considerados não essenciais ficou por conta da adaptação de migrar os contatos físicos para plataformas acessadas pela internet.

Superadas as dificuldades iniciais que acompanham toda e qualquer novidade, a Unileão conseguiu somar diversas conquistas que serão aproveitadas em 2020.2 e, também, no cenário pós-pandemia.

Aprendizados e vivências em 2020.1

Conforme a profa. Tássia Pinheiro, integrante do Comitê Pedagógico da Unileão e coordenadora de Desenvolvimento Humano da Instituição, a capacitação prévia e de forma continuada do corpo docente, inclusive contando com a tecnologia como um meio de possibilitar uma aprendizagem mais dinâmica, foi fundamental para a rápida adaptação da Instituição nessa nova realidade da pandemia.

“A gente tem uma avaliação muito positiva de como conseguimos enfrentar esse momento. Reconhecemos que houveram desafios, mas o fato da gente ter uma equipe de professores e coordenadores que já vinha se preparando há bastante tempo para os novos modelos de ensino e aprendizagem, que se mostravam necessários para um mercado que começava a surgir, facilitou tudo. Então, só tivemos que acelerar e intensificar esse processo, obviamente que com o entrave da impossibilidade de estarmos fisicamente juntos dos nossos alunos”, avalia a profa. Tássia Pinheiro.

Para a docente, a maior dificuldade desse período foi o distanciamento físico em relação aos estudantes, já que a Unileão é uma instituição de ensino presencial. No entanto, ela enfatiza que novas estratégias foram traçadas e essa barreira foi superada no decorrer do semestre 2020.1.

“Esse foi o nosso maior desafio, porque temos pessoas preparadas para fazer o uso da tecnologia de forma a facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O difícil foi estarmos completamente afastados dos nossos alunos. Tivemos que fazer ajustes e compreender realidades distintas, mas a gente pôde, também, saber como se fazer presente ainda que não estivéssemos juntos, garantindo mais ferramentas para que o aprendizado dos alunos não fosse prejudicado”, pondera.

Além da evolução do próprio corpo docente, que encontrou mais ferramentas e formas de estar perto dos alunos, a profa. Tássia observa que os discentes também conseguiram desenvolver, nesse período de isolamento, novas competências indispensáveis para a formação profissional.

“No primeiro momento, os alunos foram pegos de sobressalto, com um choque por não poderem mais estar presentes na Instituição e por verem uma série de impossibilidades. Mas, com o tempo, foram se abrindo para as novas possibilidades e percebendo oportunidades de desenvolverem algumas novas capacidades. Conseguimos criar muitas metodologias que facilitaram o desenvolvimento de competências dos alunos, como autonomia, disciplina, uso da tecnologia, que de outra forma talvez ele não tivesse desenvolvido”, ressalta a coordenadora de Desenvolvimento Humano da Unileão.

Ambiente virtual

O ambiente virtual se configura como uma ferramenta importante não só para o momento atual, mas, também, para quando as atividades presenciais forem possíveis. Segundo a profa. Tássia, esse espaço enriquece a troca de conhecimento entre docentes e discentes. Ela ressalta que a Instituição continuará priorizando os momentos síncronos para garantir o maior suporte do professor ao aluno, o que diferencia completamente do modelo de Ensino a Distância.

De acordo com a integrante do Comitê Pedagógico da Instituição, o ambiente virtual permite que os estudantes tenham acesso a diferentes materiais de qualidade e com possibilidade de revisarem várias vezes o mesmo conteúdo, a qualquer hora.