Professor do curso de Fisioterapia da Unileão tem artigo publicado em revista internacional da rede MedCrave

Estudo foi desenvolvido em parceria com o grupo de pesquisa da Santa Casa de São Paulo, referência em Fisioterapia Musculoesquelética no país.

18/08/2020 13:40 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) Thiago Santos Batista teve um trabalho publicado na revista científica International Journal of Complementary & Alternative Medicine, da rede MedCrave. O estudo foi desenvolvido em parceria com o grupo de pesquisa da Santa Casa de São Paulo, referência em Fisioterapia Musculoesquelética no país.

A pesquisa, intitulada “Does cognitive functional therapy improve chronic low back pain? A case report”, expôs de forma detalhada o caso de um indivíduo com queixa de dor lombar crônica recorrente há 10 anos, sem resolução efetiva no tratamento baseado em intervenção física, assim como a estratégia adotada no manejo do caso, desde a sua avaliação até a condução terapêutica com base na terapia cognitiva funcional, onde a participação do prof. Thiago Batista se deu na análise dos dados e na escrita final da publicação.

Segundo o prof. Thiago, o estudo apresenta uma visão que vem sendo amplamente difundida no cenário atual da Fisioterapia no que se refere ao tratamento de pessoas que sofrem de dores crônicas no âmbito musculoesquelético, visto que inúmeros são os fatores que podem influenciar no aparecimento dessas queixas.

Ele ressalta que fisioterapeutas, por atuarem diretamente na reabilitação física, devem compreender que o fator biopsicossocial é uma das variáveis que devem ser interpretadas na tarefa complexa de compreender a dor do sujeito, sendo, portanto, uma intervenção multimodal, com base no que a Fisioterapia baseada em evidências preconiza.

Na Unileão, o docente leciona em disciplinas relacionadas ao tratamento fisioterapêutico ortopédico, traumatológico e esportivo, buscando agregar atualidades nesse contexto para possibilitar, aos alunos da Instituição, visões complementares na formação clínica. Nesse sentido, o professor afirma que alguns estudos realizados na Instituição já estão sendo produzidos com a participação dos alunos de Fisioterapia e, futuramente, serão apresentados a toda a comunidade científica.

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.