Professora da Unileão publica artigos em três revistas internacionais

Estudos foram feitos em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e publicados nas revistas Molecules, Biology e Process Biochemistry.

18/08/2020 09:50 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A professora das disciplinas de Patologia Geral, Fisiologia e Histologia dos cursos de Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) Lindaiane Bezerra Rodrigues Dantas, em parceria com a Universidade Regional Cariri (URCA), teve três artigos aprovados para publicação nas revistas científicas internacionais Molecules, Biology e Process Biochemistry no semestre 2020.1.

As pesquisas abordaram temas relacionados a inflamações e citocinas inflamatórias. Os títulos dos estudos são: “Nootkatone Inhibits Acute and Chronic Inflammatory Responses in Mice”, “Anti-Inflammatory and Physicochemical Characterization of the Croton Rhamnifolioides Essential Oil Inclusion Complex in β-Cyclodextrin” e “Machaerium acutifolium lectin inhibits inflammatory responses through cytokine modulation”.

Os estudos tiveram como objetivo descrever a atuação do complexo de β-Ciclodextrina com óleo essencial das folhas de Croton Rhamnifolioides (quebra-faca) e com compostos naturais como a lectina isolada da Machaerium acutifolium (jacarandá-do-campo) e a enona nootkatona, derivado de frutas cítricas como laranja e tangerina, no processo inflamatório.

“Os compostos naturais mostraram-se eficientes em reduzir os eventos inflamatórios nas cavidades pleurais e peritoneais de camundongos e diminuíram a concentração de citocinas inflamatórias. As pesquisas descrevem que esses compostos podem ser promissores no tratamento de doenças inflamatórias pleurais e peritoneais e minimizam as manifestações clínicas e os danos teciduais provocados pelas reações inflamatórias”, explica a profa. Lindaiane Bezerra.