Trabalhadores humanitários são homenageados em 19 de agosto

Data foi escolhida em memória do ataque com caminhão-bomba que ocorreu na sede da ONU em Bagdá, capital do Iraque, em 19 de agosto de 2003.

19/08/2020 09:46 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O dia 19 de agosto foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial Humanitário. Atuando em áreas de conflito, os trabalhadores humanitários fornecem suporte para salvar vidas de pessoas vulneráveis ​​em meio a crises e em alguns dos lugares mais perigosos do mundo.

A data, então, homenageia todos os trabalhadores humanitários e funcionários das Nações Unidas, bem como aqueles que perderam suas vidas no cumprimento de suas missões e trabalhando na promoção da causa humanitária, apoiando as vítimas de conflitos armados.

Escolha da data

A data foi escolhida em memória do ataque com caminhão-bomba que ocorreu na sede da ONU em Bagdá, no dia 19 de agosto de 2003. O ato terrorista matou 22 pessoas, incluindo o brasileiro Sergio Vieira de Mello, então principal representante das Nações Unidas no Iraque.