(88)99216-3040

Saiba como manter hábitos sustentáveis em casa

Sustentabilidade pode ser praticada diariamente nos lares com pequenas atitudes adotadas na rotina doméstica.

26/08/2020 10:06 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A sustentabilidade se refere à capacidade do ser humano interagir com o mundo ao seu redor de forma harmônica. Embora sejam frequentes as notícias alertando sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e da utilização sustentável dos recursos naturais, muitas pessoas não sabem que a sustentabilidade pode ser praticada diariamente com pequenas atitudes adotadas na rotina doméstica.

Luz

“Estamos passando mais tempo em casa e, como consequência, os gastos com água e eletricidade aumentam, assim como a produção de lixo”, alerta a profa. Ana Isabel, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão. Segundo a docente, para reduzir o consumo de energia, as pessoas devem ficar atentas aos aparelhos conectados nas tomadas enquanto não estão sendo utilizados, bem como devem trocar as lâmpadas comuns por LED, que possuem uma boa capacidade luminosa, mantendo a produção de luz com menor uso de energia.

“Além disso, devemos utilizar ao máximo a luz do sol mantendo janelas e portas abertas, abrir menos a geladeira e ter controle para desligar as luzes quando não estivermos precisando do espaço iluminado”, completa.

Água

Com relação à água, a dica é tentar reaproveitar os líquidos residuais da máquina de lavar roupas para limpar pisos, fazer limpeza nos banheiros ou, ainda, irrigar plantas. Outras atitudes a serem tomadas são: certificar-se de fechar torneiras após lavar a louça, escovar os dentes ou lavar as mãos e evitar o desperdício durante o banho.

Lixo doméstico

 “Separar em casa o lixo seco do molhado, assim como as latas e as garrafas PET, antes de colocarmos para coleta auxilia os catadores a identificarem e fazerem o processo de reciclagem na nossa rua”, observa a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão.

Cuidados pelas futuras gerações

 Lembrar que a Terra pertence a todos, inclusive aos futuros habitantes do planeta, permite a compreensão da importância da preservação do meio ambiente. “Todos nós devemos colaborar para a sustentabilidade. Ao tomar medidas simples em nossas casas, estaremos não só diminuindo os custos com água e energia, mas contribuindo para a sustentabilidade da nossa cidade e do nosso país, de modo que as futuras gerações tenham a mesma qualidade de água e energia que temos hoje”, frisa a profa. Ana Isabel.


COMPARTILHE: