NPJ da Unileão retorna atendimentos para processos de adoção

Núcleo de Prática Jurídica da Unileão entrará em contato com as famílias cadastradas por telefone para agendar os atendimentos.

23/09/2020 13:16 pm - Atualizado em 23/09/2020 13:19 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) retornará a partir da próxima segunda-feira (28), de forma presencial, para dar prosseguimento aos processos de adoção de crianças e adolescentes em andamento e que estavam paralisados em razão do isolamento social decretado pelas autoridades sanitárias no enfrentamento à pandemia da covid-19.

Inicialmente, todos os atendimentos presenciais ofertados à população no equipamento serão voltados para o procedimento de inserção dos pretendentes habilitados à adoção no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), bem como a realização dos estudos sociais e acompanhamento dos processos para os casos de guarda e de adoção.

Os atendimentos acontecerão com horário marcado e o NPJ entrará em contato com as famílias por telefone para realizar esses agendamentos. Na ligação, serão repassadas as orientações e encaminhamentos sociais necessários. Conforme a profa. Maridiana Figueiredo, coordenadora do setor de Serviço Social no NPJ, por enquanto, os atendimentos de novas demandas seguem suspensos.

“Nós temos muitos pretendentes à adoção aguardando o ingresso no CNA e uma das pendências é exatamente a ausência do estudo social realizado pela equipe do Serviço Social no NPJ. Então, estamos retornando para dar prioridade ao atendimento dessas demandas que estavam reprimidas devido à pandemia, assim como para dar agilidade a esses processos e contribuir com a redução da fila e do número de crianças em acolhimento no Brasil”, afirma a profa. Maridiana Figueiredo.

A Unileão realizou a sinalização de todas as áreas do NPJ e providenciou as adaptações necessárias dos espaços, de modo a preservar a saúde da comunidade acadêmica e do público que será atendido, que deve respeitar as regras de biossegurança sinalizadas no local, o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara nas dependências da Instituição.

Atendimentos jurídicos remotos

NPJ está ofertando, também, atendimentos jurídicos remotos à comunidade como, por exemplo, resolução de conflitos, atendimentos na área Cível que envolvam o consumidor, acidentes de trânsito, inclusão do nome no SPC e Serasa, cobranças ilegais, indenizações, dentre outros serviços jurídicos essenciais.

NPJ da Unileão

O NPJ da Unileão busca cumprir com sua função social, atendendo as principais demandas da sociedade e disponibilizando serviços gratuitos para a população. Por meio de diferentes mecanismos, o equipamento garante aos cidadãos o esclarecimento sobre seus direitos e formas de resolução de conflitos que priorizam o diálogo.

O NPJ é um dos equipamentos responsáveis por oferecer estágio para os estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social da Unileão, que são devidamente supervisionados por professores experientes, defensores públicos e promotores de Justiça.