(88)99216-3040

Dia Nacional dos Surdos propõe reflexão sobre direitos e inclusão de pessoas surdas

Data foi oficializada pelo Decreto de Lei Nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

25/09/2020 14:17 pm - Atualizado em 25/09/2020 14:16 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Celebrado anualmente no dia 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos propõe levar a população brasileira a refletir sobre os direitos e a criação de meios para a inclusão de pessoas surdas na sociedade. A data foi oficializada pelo Decreto de Lei Nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. Os tipos variam desde a surdez ligeira, onde a palavra é ouvida, contudo, certos elementos fonéticos escapam ao indivíduo; surdez média, onde a palavra só é ouvida a uma intensidade muito forte; severa, que é necessário gritar para ter sensação auditiva; profunda, onde não há nenhuma sensação auditiva; até a cofose, onde há ausência total da capacidade de perceber sons. Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, os surdos representam 3,8% da população do país, ou seja, cerca de 5,8 milhões de brasileiros.

“É de fundamental importância que nossa sociedade esteja empenhada em tornar o processo de inclusão social o mais célere e efetivo, afinal, somente pela inclusão conseguimos trazer a equidade para esses indivíduos”, afirma o professor do curso de Fisioterapia da Unileão Antonio José dos Santos Camurça.

A Unileão entende a necessidade da criação de uma sociedade mais justa e igualitária para pessoas surdas, por isso, cultiva práticas inclusivas que vão desde a adequação de seus espaços e metodologias de ensino até ações que propõem a reflexão para seus estudantes e futuros profissionais acerca da necessidade de se criar espaços que sejam acessíveis a todos.

Língua Brasileira de Sinais

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma linguagem gestual-visual onde é possível se comunicar por gestos, expressões faciais e corporais. Desde 2002, a Libras é reconhecida como uma língua oficial do Brasil, após a aprovação da Lei Nº 10.436. Seu reconhecimento como um meio legal de comunicação foi um marco importante na luta pela inclusão, já que a Libras é utilizada na comunicação com pessoas surdas.


COMPARTILHE: