Unileão conscientiza para o respeito e o cuidado com as pessoas idosas

Dia Internacional dos Idosos é celebrado nesta quinta-feira (1º).

01/10/2020 11:59 am - Atualizado em 02/10/2020 15:27 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional dos Idosos é celebrado nesta quinta-feira (1º). A data serve para promover o debate sobre todas as questões fundamentais a respeito das pessoas na terceira idade, como a situação da assistência, integração e participação na sociedade. Essa é uma oportunidade, ainda, para conscientizar a população sobre a importância da atenção e proteção dos direitos da pessoa idosa.

Valorização do idoso na Unileão

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) estimula a valorização e o respeito à pessoa idosa a partir de vários projetos desenvolvidos na Instituição. O curso de Enfermagem da Unileão, por exemplo, conta com os projetos de extensão “Sorriso Grisalho” e “Promovendo a Qualidade de Vida da População Idosa”, tendo como premissa o cuidado com as pessoas na terceira idade.

Os estudantes envolvidos no projeto “Sorriso Grisalho” realizam, semanalmente, atividades lúdicas, recreativas, de educação em saúde e de cuidados de Enfermagem, visando o cuidado e a humanização para os idosos e cuidadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Já no projeto “Promovendo a Qualidade de Vida da População Idosa”, as ações são desenvolvidas todos os anos pelos alunos da disciplina de Estágio na Atenção Básica e promovem espaços de discussão sobre temas como autocuidado, atividade física, alimentação saudável e sexualidade entre os idosos. Esses debates ocorrem em uma Unidade Básica de Saúde de Juazeiro do Norte.

Programa para a Melhor Idade

A Unileão também tem o intuito de dar visibilidade ao envelhecimento com qualidade de vida por meio do Programa para a Melhor Idade, que realiza ações com pessoas acima de 55 anos por meio de dois cursos de extensão: “Universidade para a Melhor Idade” e “Solidariedade não tem Idade”.

De acordo com a coordenadora do Programa, Suzana de Alencar, as ações desenvolvidas buscam promover o envelhecimento ativo, possibilitando condições emocionais e sociais para a manutenção das identidades, dignidade e autoestima dos idosos.

O projeto Universidade para a Melhor Idade tem a duração de dois anos e é gratuito. Decorrido o tempo de formação dessa iniciativa, os egressos do curso celebram uma formatura e, aqueles que desejam permanecer envolvidos com as atividades do Programa, migram para a extensão Solidariedade não tem Idade, que visa seguir com a prática das lições aprendidas no projeto anterior.

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas adotadas pelas autoridades solicitando o isolamento social, todas as atividades presenciais realizadas a partir dos projetos da Unileão estão temporariamente suspensas.

Dia Nacional do Idoso

O Dia do Idoso era celebrado no Brasil, até o ano de 2006, em 27 de setembro. A comemoração passou para 1º de outubro em virtude da aprovação da Lei Nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. A partir dessa legislação, o país começou a incorporar resoluções de organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) em defesa dos direitos dos idosos, com foco em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade e aposentadoria.

Dados

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O Brasil possuía a quinta maior população idosa do mundo em 2016 e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre 0 e 14 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.