Unileão contribui para a promoção de sorrisos saudáveis

Dia Mundial do Sorriso é celebrado na primeira sexta-feira do mês de outubro.

02/10/2020 13:28 pm - Atualizado em 02/10/2020 13:35 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia do Sorriso é comemorado mundialmente na primeira sexta-feira do mês de outubro. A data celebra os grandes benefícios que esse simples gesto pode proporcionar. O sorriso ajuda a reduzir a ansiedade, aliviar a tensão e o estresse, reforça o sistema imunológico, auxilia no bom funcionamento do sistema cardíaco e contribui, ainda, para a criação de laços com outras pessoas.

Além disso, um sorriso bonito melhora a autoestima e exerce um forte impacto na autoconfiança das pessoas, podendo ajudar a abrir muitas portas. Por isso, cuidar da aparência e da saúde dos dentes é algo essencial. Ciente disso, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), por meio do seu curso de Odontologia, contribui para a promoção de sorrisos saudáveis e bonitos.

Na Clínica-Escola de Odontologia da Instituição, por exemplo, milhares de sorrisos são transformados todos os anos. No equipamento, que possui a maior estrutura do Norte e Nordeste e é reconhecido como referência na região, a população caririense tem acesso a diversos serviços odontológicos gratuitos ou com valores subsidiados. Os atendimentos são realizados pelos estudantes da Instituição, que podem vivenciar na prática a área de atuação, sob a orientação de renomados professores.

No local, são oferecidos serviços nas áreas de dentística restauradora, periodontia, prótese, endodontia, cirurgia, estomatologia e atendimento odontológico infantil. O espaço também conta com uma Clínica de Imagenologia que tem equipamentos modernos de radiologia digital.

Como ter um sorriso saudável

Conforme a professora do curso de Odontologia da Unileão Úrsula Furtado, o cuidado com a saúde bucal é a peça chave para a manutenção de um sorriso bonito e saudável. A docente alerta que as condições que podem prejudicar os dentes vão desde fatores intrínsecos, como a infecção por cárie, fatores extrínsecos, como maus hábitos, até fatores emocionais.

“Devemos evitar alimentos ácidos, que possuem ação erosiva sobre os tecidos dentais. Evitar o fumo, também, que não só pigmenta os dentes como interfere na saúde geral do indivíduo. É importante, ainda, que as pessoas entendam que a saúde e a integridade dos seus dentes estão ligadas não só à cárie, que está cada vez menos prevalente mesmo, mas sim a fatores emocionais, hábitos deletérios e ingestão de alimentos ácidos”, frisa a docente.

Confira abaixo medidas de prevenção de problemas bucais:

• Fazer a escovação adequada após as refeições e o uso do fio dental;
  • Escovar a língua diariamente;
  • Evitar o consumo excessivo de açúcares;
  • Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ir ao dentista regularmente.

Sobre a data

Desde 1999, o Dia Mundial do Sorriso é celebrado todos os anos na primeira sexta-feira do mês de outubro. A criação da data se deve ao artista norte-americano Harvey Ball. Ele é o criador da imagem do smiley, o emoticon amarelo sorridente, que é reconhecido internacionalmente.