Preservação da natureza e dos animais é debatida neste 4 de outubro

Escolha do dia 4 de outubro para ambas as datas faz alusão a São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e dos animais.

04/10/2020 08:00 am - Atualizado em 02/10/2020 17:45 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O dia 4 de outubro celebra duas datas muito importantes: o Dia da Natureza e o Dia Mundial dos Animais. Comemoradas juntas, as datas têm como objetivo conscientizar a população acerca da preservação da natureza e dos animais, bem como incentivar a criação de leis que atuem na proteção de ambos. A escolha do dia 4 de outubro faz alusão a São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e dos animais.

Preservação necessária

Pela ação humana, a natureza vem sendo vítima de diversos impactos negativos. Queimadas, desmatamentos e poluição dos recursos hídricos, da atmosfera e do solo são apenas alguns dos problemas enfrentados na atualidade. Como consequência disso, diversos biomas são afetados, o que implica diretamente nas vidas de animais selvagens. Além disso, esses animais ainda são vítimas de tráfico e caçadas ilegais, o que resulta na extinção de espécies.

“Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Precisamos viver o equilíbrio entre homem, animal e meio ambiente”, comenta a profa. Juliana Almeida, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unileão.

Unileão atua na proteção da natureza e dos animais

A profa. Ana Isabel, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão, destaca que a Instituição tem como uma de suas principais premissas a prática da sustentabilidade e tem desenvolvido diversas iniciativas voltadas para a preservação da natureza, como a captação de energia solar, a criação de uma estação de tratamento de água e a coleta seletiva com ponto de coleta de óleo de cozinha.

Além disso, a docente ressalta que todos os campi da Instituição são arborizados “para proteger o solo, ter sombra e, com essa cobertura vegetal, proteger o solo para o abastecimento dos lençóis freáticos”.

Por meio do seu curso de Medicina Veterinária, o Centro Universitário também desenvolve diversas ações para a proteção dos animais e conscientização da população do Cariri cearense.

“Fazemos eventos de adoção, de conscientização contra abandono e maus tratos. Também fazemos palestras sobre zoonoses e levamos informações para a comunidade através de redes sociais e eventos”, observa a profa. Juliana Almeida.

Cuidados com seu pet

Não são apenas os animais selvagens que precisam de atenção. Os animais domésticos também precisam de cuidados. Nesse Dia dos Animais, aprenda algumas dicas para ajudar a manter a saúde do seu pet:

1. ALIMENTAÇÃO – Boa parte da saúde dos pets vem da escolha da ração correta, por isso, escolha o alimento do seu animal com atenção. Se estiver com dúvidas, consulte um veterinário sobre o tipo mais adequado de ração para seu pet;
  2. HIGIENE – Os cuidados com a higiene são essenciais para a manutenção da saúde do seu pet. De modo geral, cães devem tomar banho uma vez por semana. Já os gatos só devem ser banhados se houver necessidade, em caso de tratamento.
  3. CONHECIMENTO – Conheça bem seu pet: o tamanho, o tipo de pelagem e o formato do corpo. Fique atento a mudanças de comportamento, de hábitos, de humor e nunca deixe de consultar um médico veterinário sempre que perceber alteração em algum desses aspectos.