Inscrições para vagas remanescentes do FIES começam amanhã

Inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo site do programa.

05/10/2020 08:57 am - Atualizado em 05/10/2020 23:53 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O processo de ocupação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) referente ao segundo semestre de 2020 começa às 10h desta terça-feira (6), segundo o Ministério da Educação (MEC). As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo site do programa. Essa é uma oportunidade para ingressar em um dos cursos da Unileão ainda neste ano e com facilidade para quitar as mensalidades da graduação. A Instituição é recordista em vagas de FIES na região do Cariri em virtude dos bons resultados nas avaliações do MEC.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer dos processos seletivos regulares do FIES. A disponibilidade dessas vagas ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou pela falta de documentação, por exemplo.

Prazos

De acordo com o Edital é disponibilizado prazo específico e exclusivo para ocupação de vagas remanescentes em cursos de áreas e subáreas prioritárias.

Até a próxima quinta-feira (8), serão ofertadas somente as vagas remanescentes para os cursos prioritários, que na Unileão são: Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Serviço Social. A partir da sexta-feira (9), a oferta passa a valer para todos os demais cursos da Instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Medicina Veterinária e Psicologia.

Os prazos para participar do processo de ocupação das vagas remanescentes  dependem da situação do estudante. Candidatos não matriculados em uma Instituição de Ensino Superior têm até 13 de outubro para se inscreverem. Já os estudantes matriculados têm até o dia 13 de novembro para efetuarem suas inscrições.

Para se inscrever, o candidato precisa atender às seguintes condições:

• ter participado do Enem, a partir da edição de 2010, obtendo média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero;
  • possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Vagas

A ocupação das vagas será efetuada de acordo com a ordem de conclusão das inscrições, que garantem ao candidato apenas a expectativa de direito à vaga remanescente para a qual se inscreveu. Após a conclusão da inscrição, o candidato tem dois dias úteis para validar as informações junto a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento CPSA da Unileão, através do link que será enviado para o seu e-mail.

Os candidatos que não tenham quitado financiamento anterior pelo FIES ou pelo Programa de Crédito Educativo não podem se inscrever, assim como quem atualmente possui financiamento do FIES.