Dia do Atletismo é celebrado nesta sexta-feira

09/10/2020 14:11 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Considerado o esporte-base, o atletismo é uma das práticas esportivas mais antigas do mundo. Ela está associada aos movimentos naturais do ser humano, tais como corrida, saltos e lançamentos. Por toda sua importância para a história da humanidade, o dia 9 de outubro é considerado o Dia do Atletismo.

“Através da prática do atletismo, o praticante pode aprimorar seus aspectos motores, sociais e cognitivos, por meio de uma atividade lúdica ou centrada no rendimento”, observa o professor dos cursos de Educação Física da Unileão Marcos Antônio.

São categorias do atletismo:

• Corridas – velocidade, meio fundo e fundo (inclui-se a maratona);
  • Saltos – distância, triplo, altura e com vara;
  • Arremesso – peso;
  • Lançamentos – disco, dardo e martelo;
  • Marcha atlética;
  • Provas combinadas – heptatlo e decatlo.

História do Atletismo

O atletismo data desde os primeiros Jogos Olímpicos, por volta do ano de 776 a.C, em Olímpia, na Grécia. Nessa competição, o atletismo era praticado através do stadium, que consistia em uma corrida de aproximadamente 200 metros. Com o passar dos anos, outras modalidades foram surgindo, como o salto em distância e o lançamento de disco. Essas provas deram origem às Olimpíadas, que atualmente acontecem de quatro em quatro anos.

Atletismo no Brasil

No Brasil, o esporte é conduzido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), fundada em 2 de dezembro de 1977. O órgão organiza e dá suporte a competições, forma as seleções brasileiras nas competições internacionais e promove capacitações e campanhas sobre a prática do atletismo.

Alguns dos nomes mais conhecidos do atletismo brasileiro são os atletas medalhistas olímpicos Joaquim Cruz, na corrida de 800 metros, Maurren Maggi, no salto em distância, Thiago Braz, no salto com vara, Vanderlei Cordeiro de Lima, na maratona, e Robson Caetano da Silva, na corrida de 200 metros.

Corrida de São Silvestre

A prova de atletismo mais conhecida no Brasil é a Corrida de São Silvestre. Criada em 1925, ela é a principal corrida de rua da América Latina e consiste em um percurso de 15 km pelo centro da cidade de São Paulo. Embora seja realizada tradicionalmente no dia 31 de dezembro de todos os anos, a 96ª edição da São Silvestre foi adiada de dezembro de 2020 para julho de 2021, devida a pandemia do novo coronavírus. Com isso, a previsão é de que ano que vem sejam realizadas duas edições da competição.

Esporte na Unileão

A Unileão entende a importância da prática do atletismo e de outras modalidades esportivas. Para tanto, desenvolve, nos seus estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, o incentivo ao conhecimento acerca de todos os esportes.

“Os cursos de Educação Física da Unileão têm a modalidade de atletismo incluída na matriz curricular, de forma a agregar conhecimento técnico-cientifico e ampliar os olhares acerca da modalidade, levando ao aluno uma visão crítica da forma de atuação dentro de um futuro mercado de trabalho”, afirma o professor dos cursos de Educação Física Marcos Antônio.

Além disso, a comunidade acadêmica da Instituição pode aproveitar as possibilidades oferecidas pelo Complexo Esportivo da Unileão. Destinado à prática esportiva e ao aprendizado, o espaço conta com uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society, pista de cooper e Academia-Escola.

Além da prática de atividades físicas para a comunidade acadêmica, o Complexo Esportivo também é utilizado como laboratório pelos alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, durante as aulas que integram teoria e prática, onde são realizados também alguns atendimentos para a comunidade.

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas adotadas pelas autoridades solicitando o isolamento social, as atividades realizadas pelos cursos da Unileão estão temporariamente suspensas, incluindo aquelas que envolvem o Complexo Esportivo da Instituição.

Seja você também Unileão

Se você esperava facilidade para estudar Educação Física na Unileão neste semestre, aproveite a condição especial para o ingresso com FIES. Estude sem pagar nada enquanto aguarda o resultado das vagas remanescentes. Mais informações pelo WhatsApp 88 9216-3040. Unileão.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.