(88)99216-3040

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é celebrado em 11 de outubro

Data foi instituída em 2008 pela Lei Nº 11.721/2.008.

11/10/2020 08:00 am - Atualizado em 09/10/2020 19:24 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Com o objetivo de alertar a população brasileira sobre os problemas de saúde que a obesidade pode acarretar, o dia 11 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data foi instituída em 2008 pela Lei Nº 11.721/2.008.

“A obesidade é definida como acúmulo de gordura de forma excessiva ou anormal e vem se tornando um problema bem frequente tanto no Brasil como no mundo”, afirma a professora do curso de Fisioterapia da Unileão Alana Lima.

Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no Brasil passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018, o que equivale a um aumento de 67,8%.

Segundo a docente, a obesidade pode desencadear algumas complicações como diabetes, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial ou ainda levar ao agravamento de doenças respiratórias como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica ou mesmo a covid-19.

“Embora seja possível ter qualidade de vida estando acima do peso, vale ressaltar que a obesidade é uma doença crônica e, portanto, deve ser prevenida e tratada”, alerta a profa. Alana Lima.

Papel do fisioterapeuta no tratamento da obesidade

Com o auxílio adequado, o quadro de obesidade pode ser tratado, restaurando a qualidade de vida do indivíduo. Nesse cenário, o fisioterapeuta pode desempenhar um papel fundamental.

“A Fisioterapia pode fazer parte desse tratamento em setores como o de cardio-funcional em que, através de exercícios físicos e terapêuticos que estimulam a redução da gordura corporal e visceral, é possível melhorar metabolismo dos lipídios e recepção de nutrientes nas células, além de reduzir o risco de desenvolvimento de outras patologias”, ressalta a docente da Unileão.

Estude Fisioterapia na Unileão

Se você esperava facilidade para estudar no curso de Fisioterapia da Unileão neste semestre, aproveite a condição especial para o ingresso com FIES. Estude sem pagar nada enquanto aguarda o resultado das vagas remanescentes. Mais informações pelo WhatsApp 88 9216-3040.


COMPARTILHE: