(88)99216-3040

Unileão realiza III Congresso Caririense de Educação Física em novembro

Evento contará com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos.

13/10/2020 18:23 pm - Atualizado em 14/10/2020 09:34 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Com a intenção de discutir as mudanças no mercado e os avanços na carreira dos profissionais da Educação Física, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizará o III Congresso Caririense de Educação Física, Esporte e Saúde. O evento acontecerá entre os dias 3 e 6 de novembro, a partir das 18h30, e será transmitido ao vivo pela plataforma GoBrunch. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio deste link.

Submissão de trabalhos

Os participantes inscritos no III Congresso Caririense de Educação Física, Esporte e Saúde poderão, ainda, apresentar trabalhos na modalidade oral. As submissões deverão ser feitas até o dia 29 de outubro, pelo e-mail [email protected].

Poderão ser submetidos trabalhos para apresentação nos seguintes grupos:

GT01 – Atividade Física e Saúde;

GT02 – Dança, Corpo e Cultura;

GT03 – Educação Inclusiva;

GT04 – Escola;

GT05 – Políticas Públicas;

GT06 – Recreação e Lazer;

GT07 – Relato de Experiência;

GT08 – Treinamento Esportivo.

Confira aqui o edital completo de submissão de trabalhos!

Sobre o Congresso

O III Congresso Caririense de Educação Física, Esporte e Saúde contará com apresentações de profissionais renomados no âmbito regional e nacional, que abordarão questões pertinentes para a área da Educação Física.

O evento pretende proporcionar o diálogo e a reflexão sobre a pluralidade da Educação Física, bem como debater as questões contemporâneas que envolvem as práticas e as possibilidades de produção de conhecimento sobre o ser humano e a sociedade.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do Congresso.

Confira a programação completa do III Congresso Caririense de Educação Física, Esporte e Saúde:

03/11

18h30 – Abertura

18h45 – Palestra “Exercício é remédio, SIM!”, com Emerson Sebastião, que é PhD, coordenador do Grupo de Pesquisa em Saúde e Exercício e professor assistente do Departamento de Cinesiologia e Educação Física da Health and Exercise Research Group, Coordinator Northern Illinois University.

20h15 – Palestra “Competências e Habilidades do Profissional pós-pandemia: quem será o profissional do futuro?”, com a profa. Tássia Lobato Pinheiro, integrante do Comitê Pedagógico da Unileão e coordenadora de Desenvolvimento Humano da Instituição.

04/11

18h30 – Abertura

18h45 – Palestra “Smartphone durante o treino? Muito mais do que redes sociais!”, com Renêe de Caldas Honorato, professor do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e doutor em Biotecnologia em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

20h15 – Palestra “Educação Física Escolar – valorização, prazer e ciência”, com Heraldo Simões, doutor em Saúde Coletiva, pós-doutorado em Desenvolvimento Humano e professor adjunto na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

05/11

18h30 – Minicursos:

Minicurso I: “Transtornos alimentares: prevenção e tratamento interdisciplinar”, ministrado pela profa. Tatiana Souza Alvarez, que é docente e vice-coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade de Medicina do ABC (Centro Universitário Saúde ABC).

Minicurso II: “Lazer e Educação Física: reflexões sobre o trato pedagógico na escola”, ministrado por Amanda Raquel Rodrigues Pessoa, professora permanente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Minicurso III: “Corpo e Esporte na sociedade contemporânea”, ministrado por Ricardo Pereira Lemos, professor do curso de Bacharelado em Educação Física da Unileão, graduado em Educação Física pela Unileão e graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Minicurso IV: “Competências e ferramentas do personal trainer de sucesso”, ministrado por Luís Carlos Nobre de Oliveira, professor universitário no Centro Universitário Toledo (UniToledo) e doutor pela UNESP (Campus Araçatuba/SP).

06/11

8h – Apresentação de trabalhos.

18h30 – Palestra “Esportes adaptados como meio de inclusão”, com Felipe Nogueira Catunda, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e presidente da Associação D’eficiência Superando Limites – ADESUL.

20h – Palestra “Ajustes metabólicos do jejum e lowcab e exercício físico”, com Fernando Fabrizzi, mestre e doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor dos cursos de Educação Física e Medicina da FUNEPE.

Serviço

III Congresso Caririense de Educação Física, Esporte e Saúde

Data: 3 a 6 de novembro

Horário: 18h30

Transmissão ao vivo pela plataforma GoBrunch

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.


COMPARTILHE: