(88)99216-3040

Unileão celebra a importância do professor para a transformação da sociedade neste dia 15 de outubro

Dia do Professor é comemorado nacionalmente nesta quinta-feira (15).

15/10/2020 11:29 am - Atualizado em 15/10/2020 11:47 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

De um dia para o outro o mundo mudou e foi preciso pensar rapidamente em estratégias para que as portas do conhecimento pudessem permanecer abertas, mesmo que à distância. Professores, então, seguiram a palavra de ordem do momento: reinvenção.

Eles transportaram a sala de aula para a sala de casa, tiveram que criar novas maneiras de ensinar, elaboraram formas de motivar os alunos e continuaram perto deles, mesmo que de longe, tendo que lidar com a ausência do afeto do olho no olho.

Mais do que nunca, professores se superaram para serem mediadores do saber, ultrapassaram limites e dificuldades para seguirem oportunizando uma educação de qualidade aos estudantes e mudando vidas por meio do ensino.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), o ajuste do processo de ensino com base nessa nova realidade foi imediato, graças ao comprometimento de todos os professores da Instituição, que acreditam na educação como uma força transformadora de vidas, de pessoas, de histórias.

Nesta quinta-feira (15), Dia do Professor, a Unileão enaltece a atuação do seu corpo docente, que está no centro dos esforços para transmitir o aprendizado contínuo, incentivando o crescimento dos estudantes, sem deixar ninguém para trás.

Nessa data especial, a Unileão destina o seu reconhecimento, admiração e respeito a todos os professores e todas as professoras da Instituição que se entregam diariamente com amor e empenho à nobre tarefa de ensinar, atuando para a formação de excelência de diversos profissionais, trabalhando para que barreiras sejam vencidas e para que os sonhos de tantas pessoas possam se concretizar.

Confira abaixo alguns depoimentos de professores da Unileão sobre o exercício da docência:

Professora Viviane Filgueira

Ninguém nasce professor ou marcado para ser professor. Nos encantamos no decorrer da vida com educadores exemplares e isso nos leva a refletir e desabrochar para essa profissão tão linda da docência. Foi assim que cheguei até aqui. Tive professores inspiradores que hoje são responsáveis pela minha escolha. Aprendemos com a docência diariamente, o contato em sala de aula é desafiador, porém instigante e encantador. O brilho pelo aprendizado, pelas descobertas, nos faz refletir constantemente sobre o nosso papel na educação. Para mim, a pandemia significou trabalhar como nunca havia experimentado, com excesso de tarefas e preocupação com os estudantes que não conseguiram acesso à internet. Foram desafios constantes no dia a dia. Entretanto, não trabalhamos sozinhos, temos uma equipe de coordenadores e diretores que dão suporte diariamente para que todo esse processo aconteça de forma que cause menos prejuízos na educação superior. Nessa fase, todos nós somos vencedores, docentes, discentes e famílias, que vencem seus desafios diários na superação de todas as dificuldades vivenciadas nesse período”.

Professor Ivan Nascimento

“Não consigo enxergar minha vida sem a docência, não consigo perceber a minha existência sem a sala de aula, é muito forte esse sentimento para mim. Encaro isso com muita seriedade e, ao mesmo tempo, com muito amor e diversão. A docência representa para mim tudo isso, a minha vida mesmo. E, nesse contexto de pandemia, a maior dificuldade que tenho encontrado é a ausência de estar dentro de sala de aula com os alunos, a convivência é algo muito forte dentro da sala de aula. Então, esse está sendo o maior desafio para mim, encarar essa ausência física, a falta dos olhares dos alunos. Mas, dentro da pandemia, os desafios foram vários, envolvendo a dinâmica das modificações, a aprendizagem de tantas ferramentas, a capacidade de interagir mesmo à distância. No entanto, a gente vai seguindo, fazendo tudo com afeto e trabalho. Professor trabalha muito, mas no final vale a pena contribuir com tantos jovens e adultos na realização e construção dos sonhos deles”.

Professor Thiago Batista

Sempre busquei me tornar antes de tudo um grande fisioterapeuta na minha área de atuação e poder contribuir de forma positiva na qualidade de vida das pessoas, mas sempre com o pensamento voltado a um dia poder contribuir na construção profissional de outras pessoas também. Sinto um grande orgulho da experiência por mim adquirida e do valor agregado para sempre oferecer o melhor aos nossos alunos e futuros profissionais que, também, irão transformar a vida de muitas outras pessoas. A docência é um dos gestos mais nobres de inspirar e possibilitar a construção de sonhos e realidades na vida profissional de alguém, além de contribuir na arte de se tornar um ser humano empático e permitir mudanças no contexto social de uma família ou de uma sociedade de modo geral. É a mais singela troca de experiências e conhecimentos técnicos adquiridos, que possibilita a construção profissional dos que ouvem e os que falam no modelo de ensino e aprendizagem. Diante desse cenário de pandemia, a maior dificuldade que temos é a pouca instrução tecnológica com ferramentas educativas, o que força os professores a se reinventarem para atraírem a atenção do aluno, que espera uma resolução rápida do assunto proposto e que tenha o mesmo poder de agregação no processo de ensino e aprendizagem, além de que o contexto pandêmico aflora níveis de estresses maiores e dispersão do foco por inúmeros fatores que cercam a vida do aluno e, também, do professor”.

Sobre a data

O Dia do Professor teve origem em 15 de outubro de 1827, quando Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

Em 1947, 120 anos depois do decreto, professores paulistas tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar a data e assim iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.

Essa data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal Nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.


COMPARTILHE: