Dia 19 de outubro celebra inovação e profissionais de TI

Data incentiva a continuidade das inovações e homenageia os profissionais que estão na linha de frente nos avanços tecnológicos.

19/10/2020 16:25 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O mundo está cercado por inovações que surgem diariamente. Essas novidades são possíveis graças aos avanços tecnológicos que facilitam a vida e criam mecanismos para a prosperidade da humanidade. Visando incentivar a continuidade das inovações, que ajudam a desenvolver uma economia sustentável e próspera no país, bem como homenagear os profissionais da Tecnologia da Informação que estão na linha de frente dos avanços tecnológicos, escolheu-se o dia 19 de outubro como o Dia Nacional da Inovação e Dia do Profissional de Tecnologia da Informação.

Inovação

“Desde os primórdios da humanidade, a tecnologia é um agente atuante no modo como interagimos com nossas tarefas diárias. A tecnologia sempre foi e sempre será uma mola propulsora das revoluções na sociedade, seja para a diminuição de esforço braçal, na automatização de tarefas, nas formas mais eficientes de nos comunicar, na capacidade de armazenar conhecimento e em quase todas as atividades do nosso cotidiano”, ressalta o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unileão, prof. Isaac Bezerra.

Segundo o docente, a tecnologia oportuniza novas perspectivas nas áreas de Energias Renováveis, Medicina, Inteligência Artificial e na exploração do universo, o que pode permitir outras revoluções na sociedade.

Conheça tecnologias que parecem coisas de cinema

Viagens intergalácticas, naves espaciais, carros voadores e máquinas do tempo são tecnologias muito vistas em filmes de ficção científica. No entanto, existem algumas tecnologias não tão distantes das observadas no cinema e que já fazem parte da realidade.

Confira abaixo algumas dessas tecnologias:

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma tecnologia baseada no funcionamento do cérebro humano que já possibilita automatizar e agilizar diversas decisões simples, até mesmo conclusões que exigem um certo grau de complexidade, antes somente possíveis com intervenção humana. Ela tem demonstrado evolução considerável nos últimos anos e uma possibilidade enorme de aplicabilidade em diversos setores da sociedade.

Nanotecnologia

A nanotecnologia é um exemplo dessa evolução tecnológica que proporcionará avanços espantosos. A possibilidade de manipular materiais em escalas microscópicas abre um leque de possibilidades em diversas áreas, em especial nas biológicas, possibilitando uma evolução na Medicina, na área ambiental e na computacional.

Tecnologia espacial

Na busca incessante de desvendar os mistérios do universo, as tecnologias têm permitido a humanidade ir cada vez mais longe. Elas possibilitam novas descobertas e o aproveitamento desse conhecimento para alavancar os produtos já existentes, tornando-os cada vez melhores e mais precisos.

Tecnologia comunicacional

Na área da comunicação, os impactos com as redes sociais, que democratizam e dão voz a todos de forma mais igualitária, criando novas formas de interação entre as pessoas e gerando novos mercados em diversas áreas, é uma demonstração de como a inovação atua no ramo.

Dia do Profissional de TI

A carreira dos profissionais da área de Tecnologia da Informação é recente. Criada nos últimos 40 anos, não se sabe exatamente a origem da data, pois não é oficializada por lei, mas é certo que esse profissional é indispensável no atual contexto de um mundo conectado.

Para enaltecer a importância desses profissionais no desenvolvimento de todas as tecnologias que influenciam no crescimento das sociedades, escolheu-se o dia 19 de outubro como Dia do Profissional de Tecnologia da Informação.

A Unileão parabeniza todos os profissionais do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Instituição pelo emprego de suas habilidades na melhoria dos processos internos e no suporte dado aos diversos setores do Centro Universitário, possibilitando uma boa experiência para toda a comunidade acadêmica.