(88)99216-3040

Organização das Nações Unidas celebra 75 anos neste sábado

Data de aniversário da ONU faz alusão à Carta das Nações Unidas, que entrou em vigor em 24 de outubro de 1945, assinada pelos 51 Estados-fundadores.

23/10/2020 16:03 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

No dia 24 de outubro, comemora-se o Dia das Nações Unidas. A data marca a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), órgão internacional fundado por 51 nações, incluindo o Brasil, após o término da Segunda Guerra Mundial. As ações da ONU são norteadas pela Carta das Nações Unidas, que entrou em vigor em 24 de outubro de 1945, assinada pelos Estados-fundadores.

“Dentre os postulados dos quais a ONU foi fundada, podemos citar a busca permanente dentro da legalidade internacional alicerçada pelo Direito Internacional na solução pacífica das disputas e eventuais conflitos e a vigência da dignidade e a cultura do respeito às pessoas, independentes de seus credos, posições sociais, cor, origem étnica e convicções políticas”, enfatiza o professor do curso de Direito da Unileão Ercilio Moura.

ONU na atualidade

Hoje, a ONU possui 193 nações signatárias de sua carta e atua mundialmente na proteção dos Direitos Humanos, na resolução de conflitos e na cooperação internacional. Ela desenvolve ações humanitárias em diversos países do mundo e leva assistência a povos que moram em lugares considerados em situação crítica, além de criar documentos e metas para o desenvolvimento humano e a preservação do planeta.

O prof. Ercilio Moura alerta, no entanto, para outras causas que devem ser adotadas não somente pela ONU, mas pela sociedade mundial. “Novos tipos de ameaças vêm surgindo na modernidade, como os crimes cibernéticos, o discurso de ódio, as novas modalidades de tráfico humano e as múltiplas manifestações de intolerância, que jamais poderão fazer-nos claudicar na busca constante e permanente pela paz, vigência plena dos Direitos Humanos e da justiça para todos”, frisa.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.


COMPARTILHE: