Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo propõe debate sobre doenças reumáticas

30 de outubro foi a data escolhida para informar a população sobre as formas de tratamento correto das doenças reumáticas.

29/10/2020 16:39 pm - Atualizado em 29/10/2020 16:45 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Sem tratamento correto, doenças relacionadas ao reumatismo podem afetar drasticamente a qualidade de vida das pessoas. Para informar a população sobre as formas de tratamento correto das doenças reumáticas, o dia 30 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo.

O que é reumatismo

O reumatismo não é uma doença em si, mas sim um termo que reúne mais de 100 doenças que comprometem articulações, ossos, tendões e músculos, além de algumas doenças do sistema imunológico, entre elas artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite (bico de papagaio), fibromialgia, entre outras.

Sintomas

“A sintomatologia geralmente se apresenta de forma gradativa e difusa, com predominância por extremidades como dedos de pés e mãos, tornozelo e punho. Em alguns casos, identifica-se queixas em coluna também”, afirma a professora do curso de Fisioterapia da Unileão Tatianny França.

Segundo a docente, os sintomas mais comuns são os sinais inflamatórios, com:

• Dor;
  • Calor;
  • Rubor;
  • Edema, mais conhecido como inchaço.

Outros sintomas que também podem surgir são deformidades ósseas e limitação do movimento e de função.

Tratamento

“O recomendado inicialmente é buscar profissionais especializados na área; uma equipe multiprofissional especializada em doenças reumáticas contribuirá de forma favorável para o paciente”, coloca a profa. Tatianny França.

Segundo a docente, as evidências científicas apontam que a abordagem biopsicossocial envolvendo terapia biomédica, terapias integrativas, prática regular de exercícios terapêuticos de baixo impacto, educação em saúde e psicoterapia compõem um conjunto terapêutico equilibrado e eficiente para o paciente portador de doenças reumáticas.

Qualidade de vida de pacientes com reumatismo

“A abordagem fisioterapêutica abrange desde a fase inicial dos sintomas, objetivando reduzir a dor e desconfortos, como também na prevenção de agravos. Se o paciente se encontra na fase mais avançada das doenças reumáticas, a Fisioterapia pode intervir tanto na reabilitação da função como no retardo da progressão de alguns sintomas, como deformidades e limitação do movimento”, aponta a profa. Tatianny França.

Quanto às estratégias que podem ser aplicadas, a docente aponta que podem ser incluídas eletrotermofototerapia, exercícios de baixo impacto (cinesioterapia), terapia manual e práticas integrativas, como pilates, acupuntura e ventosaterapia. “O foco principal será promover a qualidade de vida pela redução dos sintomas e manutenção do movimento”, finaliza.

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.