Funcionamento da Unileão no Dia de Finados

Atividades e atendimentos remotos e presenciais estarão suspensos na próxima segunda-feira (2) em virtude do feriado do Dia de Finados.

30/10/2020 11:36 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Em virtude do feriado nacional do Dia de Finados, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) suspenderá todas as atividades e atendimentos remotos e presenciais na próxima segunda-feira (2). O funcionamento da Instituição retornará ao modelo que está sendo seguido durante o período de pandemia na terça-feira (3).

Finados

O Dia de Finados é dedicado à memória dos mortos. A data foi popularizada no Ocidente pela tradição católica, que costuma celebrar a ocasião com rezas pelas almas dos falecidos. O ato de rezar pelos mortos é uma prática que acompanha a humanidade há séculos e está presente em diversas culturas, porém, foi a partir do Século X que a oração virou tradição no Ocidente.

A escolha da data foi influenciada pelo Dia de Todos os Santos, celebrado um dia antes e voltado àqueles que, apesar de não terem sido canonizados e nem lembrados nas orações, faleceram em estado de graça.

Romaria de Finados

Em Juazeiro do Norte, a data é marcada pela Romaria de Finados. Sendo considerada o maior evento religioso do interior do Ceará, a Romaria atrai cerca de 300 mil visitantes todos os anos à cidade. Milhares de fiéis fazem suas orações, acendem velas e visitam o túmulo do Padre Cícero na Capela do Perpétuo Socorro.

Entretanto, em 2020, devido à pandemia causada pela disseminação do novo coronavírus, o evento ocorrerá com programação exibida pela internet e restrições nas celebrações presenciais, com número reduzido de público.