(88)99216-3040

Data alerta para a diabetes e cuidados com diabéticos

Dia 14 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial da Diabetes e o Dia Nacional do Diabético.

13/11/2020 11:03 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A diabetes é uma das doenças não transmissíveis mais comuns no mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, há cerca de 13 milhões de diabéticos no Brasil, sendo uma condição que alcança 250 milhões de pessoas no mundo. Como forma de conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento e da orientação especializada nesses casos, foi escolhido o dia 14 de novembro como Dia Mundial da Diabetes e Dia Nacional do Diabético.

O que é a diabetes?

“O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina, na sua ação ou em ambos os mecanismos”, explica a professora do curso de Biomedicina da Unileão Amanda Karine.

Ainda de acordo com a docente, a hiperglicemia persistente está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento de morbidade, redução da qualidade de vida e elevação da taxa de mortalidade.

Tipos de diabetes

A classificação do diabetes mellitus baseia-se nas causas da condição. Os tipos mais comuns são:

  • Tipo 1: caracterizada pela deficiência de insulina (autoimune ou idiopática);
  • Tipo 2: se caracteriza pela perda progressiva da secreção de insulina combinada com a resistência à insulina;
  • Gestacional: hiperglicemia diagnosticada durante a gestação, sem DM prévio.

Sintomas

“Os sinais e sintomas clássicos que levantam a suspeita de diabetes são os ‘quatro Ps’: poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicada de peso. Embora possam estar presentes no DM tipo 2, esses sinais são mais agudos no tipo 1”, observa a professora do curso de Enfermagem da Unileão Aline Morais.

Além desses sintomas, a docente cita mais alguns:

  • Fadiga, fraqueza e letargia;
  • Visão turva (ou melhora temporária da visão para perto);
  • Prurido vulvar ou cutâneo, balanopostite.

Exames de identificação

Os principais exames para detectar a doença crônica são os de glicemia de jejum, teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e hemoglobina glicada. A confirmação do diagnóstico de DM requer repetição dos exames alterados. Entretanto, uma vez feito o diagnóstico, o paciente deve realizar o acompanhamento por um profissional qualificado.

“É de extrema importância o acompanhamento periódico, uma vez que a evolução da doença pode mudar, necessitando de ajustes nas medicações utilizadas, quando necessário”, ressalta a professora do curso de Biomedicina da Unileão Amanda Karine.

Ela lembra que os pacientes contam com o exame de glicemia capilar realizado por um glicosímetro, um aparelho pequeno que permite ao paciente com DM fazer seu próprio acompanhamento em casa. O aparelho e o material necessário são, inclusive, doados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Mas, além disso, o paciente precisa, sob recomendação médica, realizar a medição da glicemia de jejum e da hemoglobina glicada”, frisa.

Principais cuidados

Os cuidados de pessoas com diabetes são baseados em diversas áreas da Saúde. O manejo desses pacientes inclui o apoio para a mudança de estilo de vida (MEV), o controle metabólico e a prevenção das complicações crônicas.

Entre as complicações crônicas do DM, destacam-se as úlceras de pés (também conhecidas como pé diabético), levando à amputação de extremidades em alguns casos e ocasionando em um maior impacto socioeconômico na vida dos pacientes.

“O autocuidado do paciente com os seus pés e o exame frequente dos pés de pessoas com DM, realizado pelo médico ou pela enfermeira da Atenção Básica, é de vital importância para a redução das complicações”, enfatiza a profa. Aline Morais.

Para prevenir que a ulceração se instale, é necessário que a pessoa com diabetes fique atenta a cuidados básicos como examinar os pés diariamente. Se necessário, deve pedir ajuda a familiar ou usar espelho e avisar ao profissional responsável por seu acompanhamento se tiver calos, rachaduras, alterações de cor ou úlceras.

Confira mais alguns cuidados que devem ser tomados por pacientes com DM:

– Vestir sempre meias limpas, preferencialmente de lã, algodão, sem elástico;

– Calçar sapatos que não apertem, de couro macio ou tecido;

– Não usar sapatos sem meias;

– Sapatos novos devem ser usados aos poucos, inicialmente em casa, por algumas horas por dia;

– Nunca andar descalço, mesmo em casa;

– Lavar os pés diariamente, com água morna e sabão neutro, evitando água quente;

– Secar bem os pés, especialmente entre os dedos;

– Usar um creme hidratante à base de lanolina, vaselina liquida ou glicerina, não o utilizando entre os dedos;

– Cortar as unhas de forma reta, horizontalmente; e

– Não remover calos ou unhas encravadas em casa.

Unileão no cuidado de pessoas com diabetes

A Unileão entende a importância do cuidado e acompanhamento de pessoas com diabetes, por isso, realiza ações e exames voltados para esse tipo de paciente por meio de seus cursos de Biomedicina e Enfermagem.

O curso de Biomedicina realiza várias ações sociais em locais públicos como praças, escolas e shoppings, promovendo a medição do teste rápido de glicose, a glicemia capilar.

Devido à pandemia do novo coronavírus, no entanto, este tipo de ação foi temporariamente suspenso. O Laboratório-Escola de Análises Clínicas, por sua vez, segue realizando gratuitamente os exames necessários para o diagnóstico e acompanhamento do diabetes mellitus. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (88) 2101 1065.

Já o curso de Enfermagem da Unileão realiza atendimento e desenvolve ações educativas para diabéticos no estágio supervisionado na rede básica e ambulatorial, que é desenvolvido nas Estratégias de Saúde da Família, onde os alunos, acompanhados de preceptores do curso, procedem com a consulta de Enfermagem para o acompanhamento da pessoa com diagnóstico de DM por meio da aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), objetivando a educação em Saúde para o autocuidado.

Além disso, são desenvolvidos, durante o estágio, projetos de extensão compostos por um conjunto de atividades e ações de extensão com objetivos de conscientização e difusão de informação, para que pessoas com diabetes mellitus possam encontrar caminhos para a qualidade de vida.

Ciência, saúde e diagnóstico em função da qualidade de vida.


COMPARTILHE: