Esporte Amador: prática pela saúde, lazer e bem-estar

Data homenageia atletas não profissionais que usam a liberdade da prática do esporte como combustível diário para uma vida mais vigorosa e saudável.

15/11/2020 09:42 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O esporte amador ou não profissional é identificado pela liberdade da prática esportiva e pela inexistência de contrato formal de trabalho entre o atleta ou praticante e uma entidade desportiva. Por isso, pessoas com uma prática física em seus cotidianos como correr, pedalar, nadar ou se exercitar pelo menos 3 vezes na semana durante 30 minutos já são definidas como atletas amadores, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As modalidades de esporte mais praticadas pelos atletas amadores estão diretamente relacionadas com a cultura esportiva local. Por essa razão, no contexto da prática regional, o curso de Educação Física da Unileão cita algumas das modalidades mais praticadas no Cariri: esportes na natureza, lutas, voleibol, handebol, natação, corridas de rua e ciclismo. A graduação aponta, ainda, o futebol e o futsal como os esportes amadores com mais adeptos na região.

Não precisa ser profissional para comemorar e ser homenageado. É por isso que o Dia do Esporte Amador surgiu, com o objetivo de valorizar a prática esportiva por pessoas adeptas dessas atividades como forma de lazer ou de manter a saúde e o bem-estar.

Esporte como saúde

O sedentarismo é considerado o 4º maior risco de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, e 3 em cada 4 mortes no Brasil estão ligadas a essa condição. São mais de 3 milhões de pessoas no mundo que morrem por doenças que poderiam ser prevenidas com a prática regular de atividades físicas.

Confira alguns benefícios da prática de esporte:

• Melhora a circulação sanguínea;
  • Menor risco de doenças do coração;
  • Reduz e controla doenças crônicas;
  • Ajuda a controlar o peso;
  • Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis;
  • Promove bem-estar físico e mental.

Dentre os inúmeros benefícios advindos do esporte amador, o professor do curso de Educação Física da Unileão Idelvan de Morais atribui à essa prática “a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação, e na preservação do meio ambiente”.

No que se refere à assistência aos praticantes de esporte amador, os profissionais de Educação Física atuam no acompanhamento para que a prática não traga riscos de lesões, mas sim benefícios.

“O profissional atua na prestação de serviços especializados, realizando o diagnóstico do público-alvo, elaborando, desenvolvendo e avaliando programas que proponham conteúdos e estratégias para montagens de treinamentos ou na promoção e preservação da prática esportiva não formal”, aponta o prof. Idelvan de Morais.

Complexo Esportivo da Unileão

Destinado à prática esportiva e ao aprendizado, o Complexo Esportivo da Unileão conta com uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society, pista de cooper e Academia-Escola.

Além da prática de atividades físicas para a comunidade acadêmica, o Complexo Esportivo também é utilizado como laboratório pelos alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, onde são realizados também alguns atendimentos para a comunidade.

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e às consequentes medidas adotadas pelas autoridades solicitando o isolamento social, todas as atividades realizadas no Complexo Esportivo da Unileão estão temporariamente suspensas.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.