(88)99216-3040

Dia da Amazônia Azul aborda conservação e uso sustentável dos oceanos

Lei Nº 13.187, de 11 de novembro de 2015, instituiu o Dia Nacional da Amazônia Azul, comemorado anualmente em 16 de novembro

16/11/2020 19:04 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O oceano cumpre um papel importante na história do Brasil desde seu descobrimento e a grande diversidade de ecossistemas marinhos brasileiros confere à área uma importância estratégica e econômica para o país. A fim de preservar a fauna e a flora marinha e conscientizar as pessoas sobre o espaço marítimo brasileiro, a Lei Nº 13.187, de 11 de novembro de 2015, instituiu o Dia Nacional da Amazônia Azul, comemorado anualmente em 16 de novembro.

A Amazônia Azul, como ficou conhecido o território marítimo brasileiro, compreende uma área de grande importância para o país. Nela, encontram-se biodiversidades e reservas minerais que reforçam o seu destaque para a economia e as riquezas naturais do país.

A profa. Ana Isabel, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão, lembra que além do vasto oceano que banha a costa brasileira, o país tem hoje na Amazônia o maior reservatório de água doce do planeta. Ela destaca as condições hídricas do Cariri e lembra a importância de cuidar da natureza para a manutenção do abastecimento de água na região.

“No Cariri, somos abastecidos pelos lençóis freáticos oriundos da absorção das águas das chuvas. Manter a chapada do Araripe, cuidar dela, preservar e plantar o máximo de árvores possível garante que essa água chegue até o subsolo”, avalia a docente.

Veja: Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Oceânicas do Brasil

Preservar a natureza é cuidar da vida

Para que haja sustentabilidade e preservação, é preciso implementar uma rotina de atitudes ecológicas no dia a dia, como:

  • Desligar a torneira ao ensaboar as mãos ou escovar os dentes;
  • Reutilizar a água da máquina de lavar na limpeza de pisos;
  • Usar torneiras com temporizador;
  • Controlar o tempo dos banhos.

Para a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão, pequenas atitudes como as citadas anteriormente podem auxiliar no aproveitamento de água. Além disso, a profa. Ana Isabel aponta que preservar é manter essa água para as futuras gerações.

Uma forma de se alinhar à causa é colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Confira, neste link, mais detalhes sobre os objetivos 6 e 14, sobre água potável e vida na água, respectivamente.


COMPARTILHE: