Curso de Enfermagem da Unileão promove ações educativas em prevenção e cuidados ao paciente com câncer

Esta sexta-feira (27) marca o Dia Nacional do Câncer, data que busca conscientizar a população sobre a segunda doença que mais mata no mundo.

27/11/2020 19:47 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O câncer é a segunda doença que mais mata, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas é possível evitar que vidas sejam perdidas por meio de diagnósticos precoces que, aliados aos tratamentos adequados, elevam as chances de recuperação das pessoas com a doença.

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) tem a atenção e cuidados ao paciente com câncer como parte da sua ementa, em uma disciplina dedicada totalmente ao estudo da Oncologia e à assistência dos profissionais da Enfermagem nessa área específica. Desse modo, os estudantes da graduação passam a entender o funcionamento da doença e experimentam uma abordagem educativa com mais profundidade.

Além da parte acadêmica, o curso também promove ações educativas entre alunos, profissionais e a sociedade caririense.

A professora do curso de Enfermagem Nadja França ressalta que os alunos têm parte de suas práticas voltadas à prevenção e cuidados aos pacientes com câncer de mama, ovários, colo do útero e próstata.

“Os alunos do curso de Enfermagem realizam coleta de exame citopatológico para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, orientam quanto ao câncer de próstata durante os estágios de Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Saúde do Trabalhador e Estágio Supervisionado”, observa a profa. Nadja França.

Como surge o câncer?

O corpo humano é formado por células e, normalmente, elas se dividem, amadurecem e morrem, renovando-se a cada ciclo. O câncer se desenvolve quando células anormais deixam de seguir esse processo natural, sofrendo mutação e se dividindo descontroladamente, produzindo as células cancerígenas que, quando acumuladas, formam uma massa chamada de tumor.

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros e cada um pode ser acometido por tipos diferentes, mais ou menos agressivos.

A profa. Nadja França comenta que, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os principais tipos de câncer que acometem homens no Brasil são: próstata, cólon e reto, traquéia, brônquios e pulmão e estômago.

Já os principais tipos que acometem as mulheres no Brasil são: mama, cólon e reto, colo do útero, traquéia, brônquios e pulmão e tireóide.

Veja maisEstimativa 2020 da Incidência de Câncer no Brasil

Dicas para prevenir o câncer

Pensando em auxiliar a população quanto a meios para a prevenção ao câncer voltados a uma manutenção da saúde e melhor qualidade de vida, o curso de Enfermagem da Unileão preparou 12 dicas para prevenir a doença, confira:

1. Não fume;
  2. Alimentação saudável protege contra o câncer;
  3. Mantenha o peso corporal adequado;
  4. Pratique atividades físicas;
  5. Amamente;
  6. Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer de colo do útero uma vez ao ano;
  7. Vacinação contra o HPV é recomendada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos;
  8. Vacine-se contra a hepatite B;
  9. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;
  10. Evite comer carne processada e enlatados;
  11. Evite a exposição ao sol das 10h às 16h e use sempre proteção adequada para a pele, como chapéu, protetor solar, inclusive nos lábios;
  12. Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.