(88)99216-3040

Delegados de polícia são homenageados neste 3 de dezembro

Data faz alusão à promulgação da Lei nº 261, em 3 de dezembro de 1841, que criou o cargo de delegado de polícia.

03/12/2020 19:30 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os delegados de polícia têm um papel fundamental na condução de investigações criminais e na luta incessante pela segurança pública. Para homenagear esses profissionais, o dia 3 de dezembro foi escolhido como o Dia do Delegado de Polícia. A data faz alusão à promulgação da Lei nº 261, em 3 de dezembro de 1841, que criou o cargo de delegado de polícia.

“Ocorrendo um fato delituoso, o Estado tem o poder e o dever de punir. Para punir, o Estado necessita, primeiro, cumprir determinadas regras. Essas regras percorrem um caminho chamado de persecução penal e uma das suas fases é a investigação. A Constituição conferiu essa investigação à Polícia Judiciária Civil ou Federal e aquele que preside as investigações é chamado de autoridade policial ou delegado de polícia”, explica o professor de Pós-graduação da Unileão e delegado de polícia Tenório Britto.

De acordo com o docente, os delegados de polícia trabalham em conjunto com outros profissionais para realizarem o processo de investigação. “A investigação de um delito envolve várias ciências. A cadeia de custódia, a forma que se agrega as fontes de prova, necessita de vários especialistas, investigadores e peritos. A autoridade policial utiliza-se desses especialistas para responder algumas perguntas-chave, que chamamos de Heptâmetro das Circunstâncias: O Que? Onde? Quando? Como? Por quê? Quem é a vítima? Quem é o autor?”, observa.

Como se tornar um delegado de polícia

Para se tornar um delegado de polícia, o interessado deve ser aprovado em um concurso público de provas e títulos, como prevê a Constituição de 1988. “As provas podem, a depender de cada certame, ocorrer em fases como provas objetivas, subjetivas, orais, teste físico e psicológico. Os títulos podem ser diversos, como especializações, mestrados e doutorados”, acrescenta o professor e delegado Tenório Britto.

O docente de pós-graduação da Unileão ressalta, ainda, a importância de uma boa trajetória acadêmica e a necessidade da educação continuada para se alcançar o cargo. “Hoje, a concorrência é enorme. Uma academia percorrida com responsabilidade, exigindo do aluno uma transformação pessoal e motivacional é um primeiro passo, pois aqui está a base. Cursos de pós-graduação também se fazem necessários. Por vezes a classificação em um concurso público se dá por milésimos”, enfatiza.

Direito na Unileão

Com uma estrutura diferenciada, corpo docente capacitado e um ensino que alia teoria e prática, atualizado com as principais inovações do campo, o curso de Direito da Unileão oferece aos seus estudantes todos os amparos necessários para alcançarem seus objetivos e profissões dos sonhos.

Conheça mais sobre o curso de Direito da Unileão!

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.


COMPARTILHE: