Importância do solo é lembrada neste dia 5 de dezembro

Data foi instituída em 2013 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

04/12/2020 14:11 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Como forma de destacar para a população a importância do solo e os impactos negativos que a sua falta de conservação acarreta para a sociedade é que o dia 5 de dezembro foi escolhido para celebrar o Dia Mundial do Solo. A data foi instituída em 2013 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O solo é essencial para a vida humana, animal e também para a agricultura. É por meio dele, por exemplo, que garantimos alimento, a manutenção da disponibilidade de água potável e da biodiversidade.

“Um dos grandes motivos para a degradação do solo é o desmatamento e os dados de desmatamento no Brasil são assustadores”, alerta a profa. Ana Isabel, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão.

Entretanto, a professora explica que não são apenas fatos drásticos que atuam no desgaste do solo. Ações simples incorporadas na nossa rotina urbana prejudicam essa parte do nosso bioma. “Outra grande preocupação gerada pela vida urbana é quando o asfalto cobre as ruas, o que impede que plantas nativas que recobrem o solo o protejam”, comenta a docente.

Ela acrescenta que uma das formas de proteger o solo é preservar sua vegetação, bem como atuar no plantio de mudas em áreas que sofreram desmatamento ou queimadas. “Um solo com vegetação preserva minerais que serão transferidos como nutrientes para o crescimento dos alimentos, além de proteger as zonas de absorção de água, especialmente aqui no Cariri, que a água potável é proveniente do subsolo”, completa a profa. Ana Isabel.

Unileão pela proteção do solo

Ciente da importância da preservação do solo, a Unileão desenvolve um projeto de plantio de árvores nos seus campi, o que também contribui para a manutenção de um ar mais puro e para a criação de áreas verdes com sombra para áreas de convivência situadas na Instituição e que beneficiam a comunidade acadêmica.

Além disso, a Instituição busca disseminar a ideia do plantio de árvores pelo projeto Unileão Day. “Quando os alunos de Ensino Médio vêm conhecer a Unileão, eles levam para a sua escola mudas de árvores e a informação da importância que a Instituição confere à sustentabilidade”, frisa a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão.