(88)99216-3040

Data enaltece e homenageia a Assistência Social

Dia Nacional da Assistência Social faz alusão à criação da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social.

07/12/2020 12:09 pm - Atualizado em 08/12/2020 12:12 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Para ressaltar a importância da Assistência Social aos indivíduos na construção da democracia, o dia 7 de dezembro foi escolhido como o Dia Nacional da Assistência Social. A data faz alusão à criação da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social.

“Por muito tempo em nossa história, as atividades assistencialistas deram o tom das ações no campo da Assistência Social. Somente a partir da Constituição de 1988 é que a área recebeu o status de política pública integrante do sistema de proteção social, denominado Seguridade Social, e passou a ser direito do cidadão e dever do Estado”, aponta a coordenadora do curso de Serviço Social da Unileão, profa. Márcia Figueiredo.

De acordo com a docente, essa mudança no Sistema de Proteção Social Brasileiro, em especial a compreensão da Assistência Social como política pública, foi uma das maiores conquistas da chamada Constituição Cidadã.

“Muitos entendiam que a Assistência Social deveria ser realizada de forma caritativa, humanitária e assistencialista, o que não a configurava como um direito do cidadão, mas sim como um favor, uma bondade ou ajuda que não era um dever do Estado. A Política de Assistência Social inaugura, então, um novo tempo na vida dos brasileiros, pois sua efetivação fortalece todas as práticas para a concretização de cidadania da população que mais necessita”, explica a profa. Márcia Figueiredo.

Importância dos assistentes sociais

Tendo como principal função garantir a efetivação de direitos de todos os cidadãos, os assistentes sociais são profissionais que atuam diretamente na concretização de cidadania. Para realizarem esse feito, eles devem pensar, planejar, promover e executar políticas, programas e projetos sociais em áreas como Saúde, Educação, Assistência Social, Previdência, Habitação, ONGs, setor judiciário e empresas privadas.

“Toda atividade profissional do assistente social visa garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social tenham seus direitos assegurados e acesso às políticas sociais. É por isso que o campo de atuação é amplo e abraça tanto o setor privado como o público em suas mais variadas políticas sociais”, aponta a coordenadora do curso de Serviço Social da Unileão.

Tudo começa pela formação

Ciente da importância desempenhada pelos assistentes sociais na busca pela criação de uma sociedade mais justa e igualitária, a Unileão oferta em seu curso de Serviço Social uma formação teórico-prática alinhada com as principais inovações do setor.

“O curso de Serviço Social da Unileão tem o compromisso ético de formar excelentes profissionais. Para tanto, possui um quaro docente capacitado, experiente e comprometido, além de uma larga estrutura de estágio, seja na rede municipal ou estadual, que também engloba nossa Clínica-Escola e nosso Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)”, observa a docente da Unileão.

Ação para atuar contra a desigualdade social.


COMPARTILHE: