Curso de Bacharelado em Educação Física da Unileão é avaliado com nota máxima no CPC

Graduação se tornou referência no Ceará e no Nordeste com excelência no ensino e estrutura única na região do Cariri.

10/12/2020 16:42 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) foi avaliado com nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ciclo de avaliação do ano 2019. O resultado foi alcançado levando em conta o excelente desempenho dos estudantes da graduação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que inseriu o curso no topo do ranking Enade entre as instituições particulares do Ceará e na elite das 5% melhores graduações de Educação Física (Bacharelado) do Brasil.

“Me sinto muito satisfeito em saber que o investimento nos meus estudos está sendo numa universidade a qual possui reconhecimento e competência para acrescentar no meu processo de formação”, declara o estudante do 8º semestre do curso de Educação Física (Bacharelado) da Unileão Luke Taranto diante do resultado da avaliação do CPC.

Mesmo o indicador levando em conta a excelência na qualidade de ensino, Luke Taranto avalia que a estrutura oferecida pelo primeiro e maior centro universitário do Cariri é o grande diferencial para a formação do discente. “Desde a Academia-Escola até os espaços aquáticos e esportivos dão condição para tudo o que eu preciso como incremento de aprendizagem”, observa.

Qualidade que repercute na vida profissional

Para a aluna do 8º período do curso de Educação Física (Bacharelado) da Unileão Alexsandra Gomes de Lima, o destaque da Instituição em avaliações do MEC repercute nas carreiras dos profissionais formados pela Unileão. “Quando a instituição é avaliada com nota máxima pelo MEC, isso conta pontos no momento de ingressar no mercado de trabalho e, com certeza, essa questão faz toda a diferença”, opina a estudante.

Complexo Esportivo da Unileão

Destinado à prática esportiva e ao aprendizado, o Complexo Esportivo da Unileão conta com uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society, pista de cooper e Academia-Escola.

“Com essa estrutura e qualidade de ensino reconhecida pelo MEC com nota máxima no CPC, conseguimos oferecer a melhor formação para os nossos alunos”, enfatiza a profa. Lara Bottcher, coordenadora dos cursos de Educação Física da Unileão.

Além da prática de atividades físicas para a comunidade acadêmica, o Complexo Esportivo também é utilizado como laboratório pelos alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, onde são realizados também alguns atendimentos para a comunidade.

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e às consequentes medidas adotadas pelas autoridades solicitando o isolamento social, todas as atividades realizadas no Complexo Esportivo da Unileão estão temporariamente suspensas.

Estrutura da Academia-Escola é premiada

O projeto arquitetônico da Academia-Escola da Unileão foi premiado na 7ª edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2020. A estrutura projetada pelo escritório Lins Arquitetos Associados foi selecionada entre quase 250 trabalhos inscritos provenientes de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal e recebeu a premiação ao lado dos projetos da Estação Antártica Comandante Ferraz (Estúdio 41 Arquitetura) e da Requalificação da Colina Sagrada do Bonfim (Sotero Arquitetos).

O que é o CPC?

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade e excelência dos cursos do Ensino Superior cuja avaliação confere notas de 1 a 5 às graduações ofertadas no país. As notas do CPC levam em conta o desempenho dos estudantes no Enade, o desempenho acadêmico desses alunos no decorrer do tempo e a formação do corpo docente das instituições de ensino. O processo de avaliação do indicador é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

De acordo com o Ministério da Educação, como o próprio nome diz, o CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que as notas sejam confirmadas e consolidadas em Conceito de Curso (CC), comissões de avaliadores fazem visitas presenciais para ratificar ou alterar as avaliações preliminares.

Confira abaixo as notas do CPC dos cursos da Unileão avaliados em 2019:

• Biomedicina – Nota 4
  • Educação Física (Bacharelado) – Nota 5 (máxima)
  • Enfermagem – Nota 4
  • Fisioterapia – Nota 4
  • Odontologia – Nota 4

O que as notas representam?

Cursos com CPC 1 e 2 são automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Nos demais casos, ou seja, nos cursos com conceito igual ou maior que 3, as instituições podem optar por não receberem visitas dos avaliadores e, assim, transformarem o CPC em CC.

Finalizado o processo de avaliação conduzido pelo Inep, os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem aos critérios de qualidade para funcionarem.

Já os cursos com conceitos 4 e 5 são graduações de excelência, vistos como referência pelas demais graduações do país. Todos os cursos da Unileão são avaliados como graduações de excelência, com notas 4 e 5 no CPC, além de sempre se destacarem nos demais indicadores de qualidade do MEC a cada ciclo avaliativo.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.