Curso de Biomedicina da Unileão recebe nota 4 no CPC 2019

Graduação conquista nota 4 na avaliação do MEC e mantém resultado de excelência alcançado nos últimos 7 anos no CPC.

11/12/2020 20:59 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Biomedicina do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) alcançou um excelente desempenho na última avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ciclo de avaliação do ano 2019. O curso recebeu nota 4 e manteve o nível de excelência conquistado nos últimas 7 anos. O resultado obtido no CPC marca o reconhecimento da qualidade que é fruto da harmonia entre o desempenho acadêmico dos estudantes, a qualificação do corpo docente e o valor agregado da Instituição.

“A nota 4 nesta avaliação só demonstra o que eu já sabia. No decorrer da minha graduação, fui preparada para ser uma biomédica da anormalidade, tendo acesso às melhores formas de conteúdo e à experiência que garantem a minha excelência profissional”, celebra a aluna do 8º semestre do curso de Biomedicina da Unileão Stela Vitória de Morais.

Para a profa. Ana Ruth, coordenadora do curso de Biomedicina da Unileão, a conquista do conceito 4 no CPC valida a formação que o curso vem proporcionando aos estudantes da graduação.

“A escolha de um curso superior envolve sempre muitos aspectos, mas a qualidade é, sem dúvida, um fator essencial. Com esse indicador, fica comprovado o nosso compromisso de formar profissionais capacitados e cientes do seu papel na Saúde”, enfatiza a profa. Ana Ruth, que também agradece os alunos que participaram do Enade em 2019 e contribuíram diretamente para o resultado do CPC.

União entre docentes e alunos

“Obter o conceito 4 é o reconhecimento de um trabalho bem feito, de um grupo de professores altamente capacitado e de uma infraestrutura que permite que o conhecimento seja vivenciado na prática dentro dos nossos laboratórios e na Clínica-Escola. Tudo isso aliado ao compromisso dos nossos estudantes com suas formações tem sido determinante para os nossos indicadores de qualidade”, avalia a profa. Ana Ruth.

A aluna Stela Vitória de Morais ressalta a importância dos professores nos resultados alcançados pelo curso. “O que mais se destaca no curso de Biomedicina é a qualificação dos professores, a capacidade que eles possuem de entender as dificuldades dos alunos e a dinamização com que eles transmitem o conteúdo”, declara a estudante.

Histórico do CPC de Biomedicina da Unileão

Ano 2019             Nota 4

Ano 2016             Nota 4

Ano 2013             Nota 4

Notas do CPC dos cursos da Unileão avaliados em 2019

• Biomedicina – Nota 4
  • Educação Física (Bacharelado) – Nota 5 (máxima)
  • Enfermagem – Nota 4
  • Fisioterapia – Nota 4
  • Odontologia – Nota 4

O que é o CPC?

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade e excelência dos cursos do Ensino Superior cuja avaliação confere notas de 1 a 5 às graduações ofertadas no país. As notas do CPC levam em conta o desempenho dos estudantes no Enade, o desempenho acadêmico desses alunos no decorrer do tempo e a formação do corpo docente das instituições de ensino. O processo de avaliação do indicador é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

De acordo com o Ministério da Educação, como o próprio nome diz, o CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que as notas sejam confirmadas e consolidadas em Conceito de Curso (CC), comissões de avaliadores fazem visitas presenciais para ratificar ou alterar as avaliações preliminares.

O que as notas representam?

Cursos com CPC 1 e 2 são automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Nos demais casos, ou seja, nos cursos com conceito igual ou maior que 3, as instituições podem optar por não receberem visitas dos avaliadores e, assim, transformarem o CPC em CC. Finalizado o processo de avaliação conduzido pelo Inep, os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem aos critérios de qualidade para funcionarem.

Já os cursos com conceitos 4 e 5 são graduações de excelência, vistos como referência pelas demais graduações do país. Todos os cursos da Unileão são avaliados como graduações de excelência, com notas 4 e 5 no CPC, além de sempre se destacarem nos demais indicadores de qualidade do MEC a cada ciclo avaliativo.

Ciência, saúde e diagnóstico em função da qualidade de vida.