Curso de Fisioterapia da Unileão é avaliado com nota 4 no CPC 2019

Avaliação caracteriza um esforço conjunto da Instituição, corpo docente e dos alunos, que conferiram ao curso o 1º lugar no Cariri no ranking Enade 2019.

11/12/2020 20:56 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) foi avaliado com nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ciclo de avaliação do ano 2019. A avaliação caracteriza um esforço conjunto da Instituição, corpo docente e dos alunos, que conferiram ao curso o 1º lugar no Cariri no ranking Enade 2019, resultado que foi superior a quase 90% dos cursos oferecidos no país.

Para o egresso do curso Antonio Ismael Santos, que fez o Enade em 2019, houve uma soma de fatores que foi determinante para os bons resultados alcançados nos indicadores do MEC. “Ótimos professores, estrutura, ações como a preparação para o Enade, entre outras, me levaram a um amadurecimento e melhor preparação enquanto acadêmico para que hoje, profissional, encare o mercado de trabalho com maior confiança e um bom desempenho”, avalia o egresso.

Já Dannrley Miguel, outro egresso do curso, enfatiza que o resultado reforça mais uma vez o compromisso educacional da Unileão. “Me sinto extremamente feliz e orgulhoso por ter me formado em uma instituição que preza por todos os valores da educação no ensino superior, com resultados que nos engrandece enquanto alunos e profissionais”, observa.

A profa. Gardênia Martins, coordenadora do curso de Fisioterapia da Unileão, reconhece a avaliação como uma grande aliada do desenvolvimento da Instituição. “Para além de um indicador, esse conceito nos coloca no patamar das melhores instituições de ensino do país e reforçam a missão da Unileão em se comprometer com a educação de maneira séria e envolvida com as demandas sociais”, frisa.

Ensino com um olhar para o futuro

Os egressos Dannrley e Ismael creditam a formação de excelência na Instituição à infraestrutura e ao corpo docente qualificado. “O corpo docente do curso é excelente, a estrutura é muito boa e os projetos de extensão, ações educativas, congressos e simpósios são destaques para mim”, ressalta Ismael, que é complementado pelo seu colega.

“A disponibilidade dos professores e da nossa coordenadora foi de extrema importância. Sem esse planejamento, dedicação e objetivo comum não seria possível esse resultado”, reconhece Dannrley, que relembra o primeiro semestre voltado para uma formação ampla, generalista e humanizada.

A profa. Gardênia Martins salienta que a avaliação do CPC impacta na credibilidade da Instituição e enaltece a contribuição da Unileão na educação que, para além do diploma, assegura um olhar para o futuro do curso, sempre comprometida com a busca permanente de crescimento e de consolidação das melhores práticas de formação, entregando ao mercado de trabalho profissionais de excelência, resolutivos e qualificados para a atuação na área da Saúde.

Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão

Uma das estruturas do curso que possibilita o contato prático do aluno com a profissão e eleva os resultados de aprendizado dos estudantes é a Clínica-Escola de Fisioterapia, local de referência na região do Cariri. A Clínica-Escola realiza aproximadamente 35 mil atendimentos anuais, cerca de 2.916 mensais. Esses atendimentos são feitos por estudantes do curso, sob a supervisão dos professores.

As áreas de atendimento da Clínica-Escola de Fisioterapia são:

• Aquática;
  • Traumato-Ortopédica;
  • Pediátrica Motora;
  • Neurofuncional;
  • Dermatofuncional;
  • Cardiorrespiratória;
  • Pediátrica Respiratória;
  • Reumatológica;
  • Oftalmológica;
  • Uroginecológica e Obstétrica.

Os pacientes são encaminhados pelas redes pública e privada de saúde das cidades que formam o triângulo Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, assim como de cidades circunvizinhas. Além do suporte aos projetos de extensão voltados à comunidade, a Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão trabalha integrada às áreas de pesquisa e ensino.

Notas do CPC dos cursos da Unileão avaliados em 2019

• Biomedicina – Nota 4
  • Educação Física (Bacharelado) – Nota 5 (máxima)
  • Enfermagem – Nota 4
  • Fisioterapia – Nota 4
  • Odontologia – Nota 4

O que é o CPC?

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade e excelência dos cursos do Ensino Superior cuja avaliação confere notas de 1 a 5 às graduações ofertadas no país. As notas do CPC levam em conta o desempenho dos estudantes no Enade, o desempenho acadêmico desses alunos no decorrer do tempo e a formação do corpo docente das instituições de ensino. O processo de avaliação do indicador é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

De acordo com o Ministério da Educação, como o próprio nome diz, o CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que as notas sejam confirmadas e consolidadas em Conceito de Curso (CC), comissões de avaliadores fazem visitas presenciais para ratificar ou alterar as avaliações preliminares.

O que as notas representam?

Cursos com CPC 1 e 2 são automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Nos demais casos, ou seja, nos cursos com conceito igual ou maior que 3, as instituições podem optar por não receberem visitas dos avaliadores e, assim, transformarem o CPC em CC. Finalizado o processo de avaliação conduzido pelo Inep, os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem aos critérios de qualidade para funcionarem.

Já os cursos com conceitos 4 e 5 são graduações de excelência, vistos como referência pelas demais graduações do país. Todos os cursos da Unileão são avaliados como graduações de excelência, com notas 4 e 5 no CPC, além de sempre se destacarem nos demais indicadores de qualidade do MEC a cada ciclo avaliativo.

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.