Curso de Odontologia é avaliado com nota 4 no CPC 2019

Graduação da Unileão, única reconhecida pelo MEC no Cariri, conquista excelência na avaliação do CPC 2019.

11/12/2020 20:58 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) recebeu nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ciclo avaliativo de 2019. O resultado é fruto de investimentos na capacitação do corpo docente e em infraestrutura de alto padrão, que conferiram a egressos da Instituição o conhecimento necessário para a obtenção de excelentes desempenhos na prova mais recente do Enade, colocando o curso em 1º lugar no Cariri e com resultados superiores a 60% dos cursos oferecidos no país neste último indicador do MEC.

“O conceito obtido pelo curso é resultado de um investimento da instituição em um corpo docente altamente competente, tanto tecnicamente, na área odontológica, como pedagogicamente. Além disso, os alunos do curso têm à sua disposição uma infraestrutura compatível com o mais alto padrão nacional e internacional, que permite que o seu exercício prático, tanto laboratorial como clínico, seja feito dentro da mais alta performance”, avalia o coordenador do curso de Odontologia da Unileão, prof. Rodrigo Murrer.

Os indicadores do MEC servem de parâmetros no momento em que os ingressantes no Ensino Superior escolhem suas graduações. Por isso, alcançar a nota 4 na avaliação diferencia o curso da Unileão e o insere na condição de referência para os demais da região. “Essa nota mostra que temos no Cariri uma das melhores faculdades de Odontologia do Brasil”, frisa o prof. Rodrigo Murrer.

Para a egressa do curso de Odontologia Raqueline Oliveira, ingressar na faculdade foi uma grande conquista e motivo de muito orgulho, pois já conhecia a Instituição como referência na região do Cariri. “Saber que meu curso sempre foi e continuou sendo bem avaliado pelo MEC só me fez ter plena convicção de que eu fiz a escolha certa. Me orgulha imensamente carregar o título de cirurgiã-dentista pela Unileão”, declara Raqueline.

Excelência na formação odontológica

Para Raqueline Oliveira, o ensino da Unileão se configura uma base para os egressos na construção de uma trajetória profissional de sucesso. “Eu sou fruto de um ensino de muita qualidade. O resultado que obtive foi a compilação de alguns anos de conhecimento adquiridos na faculdade e experiências reais vividas em clínica, como também experiências repassadas pelos meus professores”, reconhece a egressa.

Em concordância com a colega, o egresso Kaique Freitas enaltece o curso de Odontologia da Instituição. “Tenho a segurança de saber que estudei em uma instituição séria, que zela pela boa formação de seus alunos, e, desse modo, concede a disposição necessária de enfrentar a concorrência do mercado de trabalho”, ressalta.

O coordenador do curso de Odontologia da Unileão abre espaço para agradecer a todos que contribuem para essa excelência. “Um trabalho que só acontece porque existem funcionários que se responsabilizam pela limpeza, jardinagem, segurança, organização, atendimento, manutenção, secretaria, tecnologia e tudo mais que é necessário para uma instituição de ensino funcionar. A minha gratidão é dirigida a toda essa equipe”, afirma o prof. Rodrigo Murrer.

Clínica-Escola de Odontologia da Unileão

A Clínica-Escola de Odontologia é um dos principais diferenciais do curso, sendo reconhecida como referência no Ceará com a maior estrutura do Norte e Nordeste. Além disso, o equipamento ainda realiza serviços gratuitos à comunidade da região do Cariri, com atendimentos realizados pelos acadêmicos, sob a orientação e supervisão dos professores.

Na Clínica, são oferecidos serviços nas áreas de dentística restauradora; periodontia; prótese; endodontia; cirurgia; estomatologia; e atendimentos mais especializados, como diagnóstico e prevenção do câncer de boca e atendimento odontológico infantil.

Notas do CPC dos cursos da Unileão avaliados em 2019

• Biomedicina – Nota 4
  • Educação Física (Bacharelado) – Nota 5 (máxima)
  • Enfermagem – Nota 4
  • Fisioterapia – Nota 4
  • Odontologia – Nota 4

O que é o CPC?

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade e excelência dos cursos do Ensino Superior cuja avaliação confere notas de 1 a 5 às graduações ofertadas no país. As notas do CPC levam em conta o desempenho dos estudantes no Enade, o desempenho acadêmico desses alunos no decorrer do tempo e a formação do corpo docente das instituições de ensino. O processo de avaliação do indicador é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

De acordo com o Ministério da Educação, como o próprio nome diz, o CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que as notas sejam confirmadas e consolidadas em Conceito de Curso (CC), comissões de avaliadores fazem visitas presenciais para ratificar ou alterar as avaliações preliminares.

O que as notas representam?

Cursos com CPC 1 e 2 são automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Nos demais casos, ou seja, nos cursos com conceito igual ou maior que 3, as instituições podem optar por não receberem visitas dos avaliadores e, assim, transformarem o CPC em CC. Finalizado o processo de avaliação conduzido pelo Inep, os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem aos critérios de qualidade para funcionarem.

Já os cursos com conceitos 4 e 5 são graduações de excelência, vistos como referência pelas demais graduações do país. Todos os cursos da Unileão são avaliados como graduações de excelência, com notas 4 e 5 no CPC, além de sempre se destacarem nos demais indicadores de qualidade do MEC a cada ciclo avaliativo.

Saúde e beleza buco-facial.