Aluna de Psicologia publica texto em projeto do Museu da Língua Portuguesa

Lidiane Bernardo Gomes publicou o texto intitulado “Tudo acaba, o amor fica” no projeto “A Palavra no Agora”, do Museu da Língua Portuguesa.

15/12/2020 11:07 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A estudante do curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) Lidiane Bernardo Gomes publicou um texto intitulado “Tudo acaba, o amor fica” no projeto “A Palavra no Agora”, do Museu da Língua Portuguesa. Segundo a aluna, trata-se de uma reflexão sobre medo, morte e perspectivas de um “eu” resiliente para viver os momentos de dor e perda trazidos pela pandemia do novo coronavírus.

Lidiane conta que sua inspiração para a produção do texto veio durante a pandemia, na observação dos números de casos no estado do Ceará, especialmente na cidade de Juazeiro do Norte, onde mora, e ao se deparar com o medo da morte e de estar distante de seus familiares, que se encontram na cidade de Exu (PE).

“A gente só quer buscar a solução para os sofrimentos quando está diante da possibilidade da perda e isso me fez refletir”, afirma a estudante. A partir dessa reflexão, Lidiane usou o autoconhecimento e embasamentos da Psicologia para ter consciência dos sentimentos e decidiu expressar suas indagações sobre o medo diante da pandemia em seu texto, de modo a levar os leitores à reflexão.

Confira um trecho da publicação:

“É preciso ser o que se é de fato e não porque alguém espera que sejamos, não porque queremos fazer para alguém, isso leva a desconstrução de si na ausência do outro pela falta daquele olhar que nos valoriza. Faça o exercício de pensar que vivemos antecipando a morte quando olhamos o relógio repetidas vezes, contamos os dias no calendário, estabelecemos prazos para tudo, inevitavelmente morremos um pouco todo dia. O segredo é não desperdiçar o presente, não lamentar o passado e não antecipar o futuro.”

Leia o texto completo neste link!

Psicologia como autoconhecimento

A coordenadora do curso de Psicologia da Unileão, profa. Flaviane Troglio, ressalta o papel da psicoeducação para mostrar que os sentimentos bons e ruins são inerentes à vida. “Precisamos ter consciência dos sentimentos e conhecer nossas emoções para poder lidar com elas, seja através de práticas diárias, do autoconhecimento ou com a ajuda de profissionais especializados”, enfatiza a docente.

“A Psicologia para mim é a possibilidade de indagação, de reflexão, é a possibilidade de me enxergar com meu olhar desprovido do julgamento do outro”, observa Lidiane Bernardo Gomes, que ingressou no curso com uma perspectiva do entendimento de si mesma. Ela conta que, hoje, tem a visão de que não busca mais respostas e sim indagações.

O curso de Psicologia da Unileão reconhece a importância do debate acerca da saúde mental e incentiva iniciativas como a da estudante, que abordou o assunto em um espaço disponível para a leitura em escala nacional. “O curso de Psicologia da Unileão fica orgulhoso ao perceber a maturidade acadêmica da Lidiane em estar escrevendo um assunto tão sério e tão rico para a sociedade, que são os cuidados de saúde mental”, parabeniza a profa. Flaviane Troglio.

A coordenadora ressalta que a graduação auxilia os estudantes, por meio de um aparato de conhecimentos teóricos e práticos na formação profissional, a desenvolverem um olhar empático, humanizado e sem julgamentos para acolher o sofrimento e auxiliar a promoção da saúde mental e a qualidade de vida das pessoas que buscam profissionais da área.

Sobre o projeto A Palavra no Agora

A Palavra no Agora é um projeto virtual que estimula o uso de palavras para combater efeitos da pandemia, incentivando o público a pensar e processar esse momento complexo a partir de exercícios de escrita. A iniciativa é uma realização do Museu da Língua Portuguesa, instituição vinculada ao estado de São Paulo.

O projeto foi lançado em julho de 2020 e está em contínuo processo de construção, contando com 3 ferramentas de expressão, diálogo e reflexão:

• Escritos do público: os registros de quem encontrou nas palavras uma forma de alívio.
  • Alento na literatura: trechos de obras literárias que falam sobre a dor da perda.
  • Resenhas: sugestões de livros, filmes e músicas.

Os interessados em conhecer mais sobre o projeto e ter acesso aos materiais produzidos podem acessar a iniciativa por meio deste link.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.