Unileão divulga Relatório de Sustentabilidade 2020

Instituição permaneceu com práticas sustentáveis durante o ano de 2020 e manteve resultados positivos, inovando em ações virtuais.

23/12/2020 11:41 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Comprometido com as gerações futuras, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) permaneceu com práticas sustentáveis durante o ano de 2020 e manteve resultados positivos em sustentabilidade mesmo durante a pandemia da covid-19. A Instituição inovou por meio de ações virtuais desenvolvidas pelo Núcleo de Sustentabilidade e pelo Programa de Educação Ambiental e Social (PEAS), como mostra o Relatório de Sustentabilidade 2020.

As ações gerais de sustentabilidade da Unileão incluem coleta e destinação correta de resíduos sólidos, reutilização de 100% da água com a Estação de Tratamento de Água do campus Lagoa Seca, produção e utilização de energia solar e atividades ligadas aos cursos de graduação, junto com a promoção da qualidade de vida no trabalho para os colaboradores da Instituição. Além disso, projetos de extensão também promovem atividades em conjunto com a comunidade do Cariri.

Tendo em vista o isolamento social em vigor na maior parte do ano, as ações em 2020 foram adaptadas para o ambiente virtual e envolveram lives, campanhas de conscientização e incentivo a iniciativas sustentáveis domésticas. Todas essas ações reafirmam o compromisso da Instituição com a educação ambiental que impacta a vida de colaboradores, alunos e toda a sociedade.

Ações Virtuais

• Live Dia do Meio Ambiente com prof. Reinaldo Canti (palestrante nacional)
  • Dia Internacional das Florestas / Dia Mundial da Água
  • Dia da Árvore
  • Dia da Camada de Ozônio
  • Dia da Amazônia
  • Dia da Amazônia Azul
  • Consumo Consciente
  • Sustentabilidade Doméstica

Autossuficiência em energia

O investimento da Unileão para aproveitar a luz solar vem gerando energia renovável desde 2016, quando foi produzido, naquele ano, 229.975 kWh de energia limpa. As obras continuaram a todo o vapor desde então, e, em 2019, a Unileão passou a funcionar com cerca de 75% de energia solar. O ano de 2020, por ter sido extremamente atípico no funcionamento presencial de alunos, professores e corpo técnico, produziu 1.331.227 kWh, fazendo com que a Instituição se tornasse autossuficiente em relação à energia elétrica.

Água reutilizada

A Unileão possui uma Estação de Tratamento de Água com capacidade para reutilizar 12.000 litros de água diariamente. Em 2019, foram 4.008.000 de litros de água tratada. Já em 2020, a estação contabilizou 4.380.000 litros de água tratada e reutilizada para a irrigação de jardins, limpeza e obras de construção civil realizadas na Instituição.

Reciclagem de papel

A política de separação do resíduo “papel” do lixo comum é realidade na Unileão. Em 2019, a Instituição conseguiu separar do lixo comum o equivalente a 2.322 kg de papel. Agora, em 2020, ao invés da reciclagem, a Instituição deixou de utilizar cerca de duas toneladas de papel devido à migração dos processos de avaliação, atividades e processos seletivos para ambientes virtuais, além da inovação sustentável com a adesão de assinaturas digitais no setor financeiro da Instituição.

Áreas verdes

Como forma de auxiliar na redução das consequências do desmatamento no país e visando minimizar os impactos crescentes do processo de urbanização, a Unileão entende que a preocupação com a preservação do meio ambiente deve estar sempre presente em todos os âmbitos.

Por isso, a Instituição mantém em seus campi áreas verdes internas e externas com gramado, bancos, árvores nativas e jardins, contribuindo para o relaxamento da comunidade acadêmica e visitantes, bem como para as atividades dos programas de educação ambiental.

PEAS e Educação de Qualidade

O Programa de Educação Ambiental e Social (PEAS) é desenvolvido em acordo com a Lei Nº 9.597/99 de Educação Ambiental. A iniciativa do programa na Unileão tem o objetivo de executar ações de educação ambiental em todos os cursos da Instituição, sendo a participação aberta aos alunos. Atualmente, a Unileão conta com 11 projetos associados ao PEAS, todos com duração de dois anos; 3 Mestrados nas áreas Jurídica, Negócios e Turismo, Educação em Saúde; e 1 Doutorado em Educação.

Gestão do GeoPark Araripe

A Unileão integra a comissão de gestão do GeoPark Araripe, atuando como empresa parceira desse patrimônio da Unesco que também promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na região do Cariri.